IPVA Atrasado 2019 → O que é, como pagar

O pagamento do IPVA atrasado 2019 é muito importante para todos os proprietários de veículos automotores de todo o Brasil, pois caso contrário terão grandes problemas futuros. O IPVA é a sigla de “Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores”, que se trata de um imposto estadual no qual seu objetivo é arrecadar dinheiro sobre os automóveis das pessoas, independentemente de qualquer outro tipo de veículo que seja.


O IPVA é um imposto no qual somente o Distrito Federal e os Estados que possui competência para instituí-lo não por tendo ser uma obrigação do Governo. Nas próximas linhas você vai saber tudo sobre esse imposto, sobretudo o quanto é importante não deixar o IPVA atrasar. Fique conosco!

O que é o IPVA 2019


O IPVA foi criado em 1969 pelo ordenamento jurídico brasileiro e sua intenção foi a de aumentar as rodovias brasileiras. Esse imposto começou a ser cobrado porque o asfalto estava ficando extremamente desgastado e precisavam de dinheiro para a reforma.

IPVA 2019

Esse tributo é cobrado apenas de veículos que circulam em terra, ou seja, não compreende nenhum outro tipo, como barcos, lanchas e etc. É um tributo obrigatório e necessário para obter o licenciamento anual de seu veículo.

Deixar de pagar poderá gerar implicações e consequências para os motoristas e suas propriedades. Cada Estado cobra o valor de uma maneira, adotando seus próprios critérios para impor o valor do tributo.

Como é calculado o IPVA 2019

O valor devido do IPVA é calculado através do tipo de automotivo que você possui. Para podemos saber o valor do carro, os estados precisam se basear na tabela “Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas” (FIPE).

A tabela FIPE leva em consideração o valor venal do carro e considera características como marca modelo, onde ele foi fabricado, ano de fabricação, e outras diversas variáveis.

Para calcular, primeiro, deve se localizar o modelo e ano do seu veículo na tabela para saber o valor venal. Então, para calcular o valor do imposto é preciso aplicar a alíquota sobre o valor venal.

Como pagar o IPVA

IPVA 2019

O dono do veículo poder pagar o valor do IPVA 2019 em até 3 vezes ou em única vez com desconto. A forma de pagamento pode ser feita através da internet, basta acessar o site do DETRAN do seu estado. No site, também é possível ver se o IPVA esta vencido.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

É bom lembrar que se o pagamento for feito em dia ou de forma antecipada, o proprietário do veículo pode ganhar um desconto de até 10%, conforme o seu estado. É possível também pagar o os valores atrasados juntos com o deste ano e para fazer isso terá que entrar em contato com a Secretaria da Fazenda do estado no qual você reside.

Para conseguir pagar o IPVA em dia o recomendado é que os cidadãos economizem seu dinheiro na hora que forem receber seu 13° salário, reservem, se possível, o valor para manter o IPVA regularizado. Dessa forma você vai conseguir começar o ano com o pé direito sem ter que se preocupar com dívidas a mais do que o normal. O não pagamento do imposto pode resultar em inscrição na Dívida Ativa, próximo tópico a ser esclarecido.

Dívida Ativa

É muito importante que o contribuinte sempre fique atento aos atrasos dos tributos, pois caso o valor devido demore muito a ser pago, é possível que o débito seja inscrito na Dívida Ativa.

Dívida ativa é o nome que se dá aos débitos de pessoas físicas e jurídicas junto à Fazenda Pública, nas esferas Municipais, Estaduais ou Federais.

IPVA 2019

Não pagar os impostos só ira promover uma série de consequências para si só, como pagamento de juros. Restrição de crédito, suspensão de serviços multas, taxas, CPF negativado, entre outros problemas.

Mas não precisa entrar em pânico. Os impostos atrasados podem ser consultados e regularizados por qualquer cidadão. A consulta pode ser feita por nome, por CPF, por CNPJ, ou por critério alfabético, por faixas de valor, indicando os maiores valores e o município (ou todos) origem da inscrição em DAT.

O pagamento pode ser feito de forma integral ou parcelada e alguns estados oferecem políticas de descontos para ajudar o cidadão a quitar seus débitos da melhor forma possível. Para saber, você deve procurar o Detran ou a Sefaz de seu estado.


É fundamental garantir que seus impostos estejam sempre em dia, e com o IPVA não poderia ser diferente. Lembre-se de sempre consultar a tabela IPVA, realizar a consulta para saber o valor da contribuição, e se manter organizado. Qualquer dúvida entre em contato com o Detran.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o IPVA, deixe sua mensagem para que possamos responder o mais rápido possível. Boa sorte!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 2

IPVA Atrasado 2019 → O que é, como pagar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *