IPVA 2020 RS → Consulta, Tabela, Como pagar — (DETRAN RS)

Ter um veículo implica em várias questões e em muitos gastos, entre eles o IPVA 2020 RS. Esse imposto deve ser pago em dia por vários motivos, entre eles porque assim você realiza o licenciamento anual, algo fundamental para a renovação do documento de porte obrigatório do seu veículo.


O IPVA 2020 deve ser pago anualmente para garantir os direitos do motorista e para a realização do licenciamento, por isso é essencial que todos saibam exatamente como fazer a consulta de débitos, efetuar o pagamento e muito mais. Se você está em busca dessas informações, continue lendo a seguir para descobrir tudo o que precisa.

Consulta IPVA 2020 RS

Fazer a consulta IPVA 2020 RS é um passo essencial para todos os motoristas e através desse método é possível ficar ciente do valor que deve ser pago e dos prazos de pagamento.

Cada motorista deve pagar um valor e o prazo de pagamento, seja da cota única ou das parcelas, varia conforme os números finais da placa de seu veículo. Essa consulta pode ser feita por meio do site do IPVA RS, como você verá a seguir:

IPVA 2020 RS

1º passo: acesse o site do Detran RS IPVA (https://ipva.rs.gov.br/inicial). Logo na primeira página você terá várias opções, entre elas: “Consulta Simplificada do IPVA” e “Consulta Veículo (IPVA, Taxas, Seguro, Licenciamento)”, você pode escolher a que quiser.
2º passo: ao optar pela consulta simplificada, você será redirecionado para o site da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul, onde deverá informar a placa e o RENAVAM do seu veículo. Por fim, clique em “Consultar”.
3º passo: o site irá carregar todas as informações sobre o seu veículo e você verá na página seguinte todas as informações necessárias para o pagamento do seu imposto, como o valor e os prazos de vencimento IPVA RS.
4º passo: se optar pela segunda opção, deverá clicar em seguida em “Consulta Veículo”. Você será redirecionado para o site do Detran RS Consulta, onde também deverá informar a placa e o RENAVAM do veículo e clicar em “Consulta” por fim.


Tabela IPVA 2020 RS

A tabela IPVA 2020 RS contém informações importantes relacionadas ao vencimento IPVA RS, onde cada condutor pode ficar ciente dos prazos de pagamento do imposto relacionado ao seu veículo.

Com os prazos em mãos, o motorista pode realizar a consulta do IPVA, definir como irá realizar o pagamento, imprimir a guia e ir efetuar o pagamento em agências bancárias e até mesmo em casas lotéricas.

A cada ano o calendário é atualizado no site do Detran IPVA RS e serve de grande auxílio principalmente aos que decidem pagar parcelado. Lembrando que quem opta pelo pagamento parcelado, não ganha nenhum tipo de desconto.

Para ter acesso ao calendário de vencimento IPVA RS, o condutor deve acessar o mesmo site mencionado acima e clicar na opção “Pagamento, Calendário e Vencimento do IPVA”.

A página será atualizada e será possível conferir a tabela com todos os vencimentos de acordo com os números finais de cada placa.
Aqueles cujo final da placa for 1, 2 e 3, têm até o dia 30 de abril para efetuar o pagamento do IPVA RS, mas é importante observar a data de vencimento do CRLV, documento de porte obrigatório, e efetuar o pagamento antes disso.

Aqueles cujo final da placa for 4, 5 e 6, têm até o dia 31 de maio. Aqueles cujo final da placa for 7 e 8, têm até o dia 30 de junho e, por último, aqueles com final 9 e 0, têm até o dia 31 de setembro.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Em todos os casos, é preciso efetuar o pagamento antes da data de vencimento do CRLV. No site do IPVA RS é possível saber essas datas também conforme o número final da placa dos veículos.

Saiba Mais:

Como pagar IPVA 2020 RS?

Para pagar IPVA 2020 sp é preciso respeitar as datas de vencimento do calendário IPVA RS. É importante ressaltar que aqueles que pagam à vista e antes da data prevista no calendário, através do IPVA 2020 RS boleto, podem se beneficiar de grandes descontos:

  • Quem optar pelo pagamento em cota única e pagar antecipado pode receber descontos de até 22%;
  • Aqueles que pagarem até o dia 31 de janeiro, recebem desconto de 22,40%;
  • Aqueles que pagarem até 28 de fevereiro, recebem desconto de 21,60%;
  • Aqueles que pagarem até 29 de março, recebem desconto de 20,80%.

Todos esses descontos são para pessoas físicas, sendo que os descontos para as jurídicas são menores. Aqueles que desejam pagar parcelado também podem receber descontos, mas somente se pagarem as parcelas antecipadas.

Os prazos e os descontos são os mesmos. O motorista ainda pode ser beneficiado com outros descontos caso se encaixe nos requisitos de programas como Bom Motorista e Bom Cidadão.

Detran RS

O Detran RS IPVA criou um site único onde os motoristas podem ir buscar informações sobre seus veículos. Através desse site é possível realizar a consulta e ficar ciente do valor do imposto, além de emitir a guia para pagar todos os demais impostos que englobam o licenciamento anual.

IPVA 2020 RS

Você até pode acompanhar o calendário e ter acesso a guia de arrecadação do IPVA, assim como descobre onde o pagamento pode ser feito. O site ainda possui informações sobre os descontos oferecidos, consulta de CNH e muito mais.

É um site completo onde o motorista pode saber sobre IPVA, veículos, licenciamento, impostos e pagamentos do estado do Rio Grande do Sul.
Quem deseja mais informações pode até mesmo comparecer à unidade do Detran RS IPVA 2020, na Rua Voluntários da Pátria, número 1358, em Porto Alegre.

Também é possível entrar em contato por telefone através do Disque Detran, ligando para 0800 905 5555; o atendimento é realizado das 8h às 20h, de segunda a sexta.

O pagamento do IPVA RS deve começar em breve, portanto busque o quanto antes saber tudo o que você precisa, assim será possível usufruir de bons descontos e economizar uma grana no final do mês.

Os pagamentos podem ser feitos em várias agências bancárias e também nas casas lotéricas do país, ou por meio de Internet Banking.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.9
Total de Votos: 10

IPVA 2020 RS → Consulta, Tabela, Como pagar — (DETRAN RS)

Deixe um comentário