IPVA 2020 PR → Consulta, Tabela, Como pagar — (DETRAN PR)

Tenho certeza que você já deve ter ouvido falar sobre o IPVA 2020 PR, principalmente se for um condutor, ainda que novo. Esse imposto é cobrado de todos os motoristas referente aos seus veículos e consiste no pagamento de um valor que garante ao motorista o direito de poder continuar circulando por todas as vias do seu estado e país.

O pagamento do IPVA 2020 também faz parte do licenciamento anual, cujo intuito é renovar o documento de porte obrigatório do veículo.

Todos os motoristas devem pagar o IPVA PR para o governo do estado e, para isso, podem buscar as principais informações no site do Detran PR . Se você quer saber mais, continue lendo a seguir.

Consulta IPVA 2020 PR

A consulta IPVA 2020 PR é um serviço disponibilizado no site do Detran do estado do Paraná, onde você pode consultar todos os débitos do seu veículo. Por meio dessa consulta, o condutor fica ciente do IPVA PR valor, assim como o valor de todos os demais débitos que geralmente também são inclusos na guia de arrecadação.

Se você quer fazer a consulta o quanto antes, poderá se beneficiar do passo a passo que separamos a seguir. Dessa forma, o seu veículo ficará em dia e você não precisará se preocupar com nada!

IPVA 2020 PR

1º passo: o primeiro passo é acessar o site do Detran do Paraná (http://www.detran.pr.gov.br/) e clicar em “Pagamento do IPVA”.


2º passo: você será redirecionado para um site do governo do estado, onde poderá efetuar a consulta. Informe o seu RENAVAM, a data de pagamento desejada e o código da imagem. Clique em “Consultar”.


3º passo: na página seguinte você poderá ver o valor do seu IPVA e também já poderá clicar na opção para emitir a guia de pagamento, devendo então informar como deseja efetuar o pagamento, para que todos os descontos e detalhes sejam aplicados na guia.


Essa consulta de débitos pode ser feita em qualquer etapa do ano, mas somente no início do ano é que a opção de emitir a guia para pagamento é disponibilizada. Entretanto, efetuar a consulta lhe ajuda a ficar ciente de seus débitos.

Tabela IPVA 2020 PR

O Detran IPVA PR, além da consulta, também engloba uma tabela onde é possível conferir as datas de vencimentos conforme os números finais das placas de cada veículo. Essa tabela é feita através de uma parceria entre o governo e o Detran, sendo disponibilizada no site do mesmo para consulta a qualquer momento.

Consultar o calendário, ou seja, essa tabela, é essencial para todos que desejam efetuar o pagamento, afinal através dela é possível saber o prazo para pagar a cota única ou todas as parcelas do imposto.

O calendário pode ser encontrado por meio do mesmo passo a passo descrito anteriormente, pois ele se encontra na mesma página de onde a consulta é disponibilizada. Há duas tabelas no site, uma destinada para quem for efetuar o pagamento à vista e outra para quem for parcelar.

Quem for efetuar o pagamento à vista, tem somente janeiro para quitar o débito, sendo que os pagamentos são realizados nos dias 24, 25, 28, 29 e 30 de janeiro, conforme o número final da sua placa.

Já quem opta pelo parcelamento, deve conferir a outra tabela, onde cada parcela deve ser paga até março, conforme os números finais das placas.

Como pagar IPVA 2020 PR?

Fazer o pagamento IPVA PR é essencial, principalmente em dia, para que assim a sua dívida com o governo não aumente. A cada dia de atraso de pagamento, é adicionada multa ao valor original do seu IPVA, por isso é importante conferir a tabela IPVA 2020 PR de vencimentos, emitir a guia de arrecadação e pagar.

Para emitir o IPVA 2020 sp boleto, é preciso efetuar a consulta que ensinamos anteriormente e clicar na opção de pagar IPVA 2020 PR. Informe se deseja pagar à vista ou parcelado, e a guia será emitida com os valores certos. Com a guia em mãos, o pagamento poderá ser feito no Banco do Brasil, no Bradesco, Santander, no Itaú e no Sicredi.

Caso você emita a guia de pagamento, mas não a pague até o dia de vencimento, é indicado emitir uma nova guia, agora com os juros já adicionados, para efetuar o pagamento corretamente.

É importante destacar que, aqueles que optam pelo pagamento parcelado, dificilmente contam com descontos. Além disso, é preciso ter atenção redobrada para efetuar o pagamento até o dia exato todo mês, de modo contrário também serão aplicados juros e multas sobre a parcela.

Quanto antes você conferir a tabela e efetuar a consulta IPVA PR, mais você estará preparado. Os pagamentos ainda não começaram, mas isso deverá mudar em breve, portanto obtenha as informações que você precisa.

Saiba Mais:

Detran PR

O Detran do Paraná é um órgão do estado que possui uma grande parceria com o governo do país. Sendo assim, o Detran PR IPVA 2020 é o local onde você deve ir para buscar não somente informações sobre esse imposto, mas sobre tudo que é relacionado ao seu veículo e a sua habilitação.

IPVA 2020 PR

O órgão possui um portal online, onde os condutores podem ter acesso a uma série de informações e serviços. Sem sair de casa é possível consultar a pontuação da CNH, conferir todos os débitos do veículo durante o ano, tirar dúvidas sobre habilitação e sobre multas, assim como saber o valor de todas elas e muito mais. Nesse portal também é possível acompanhar as últimas notícias relacionadas ao trânsito do estado.

Se você achar necessário, pode também ir até a unidade do Detran Paraná, localizada na Avenida Victor Ferreira do Amaral, número 2640, no bairro Capão da Imbuia, em Curitiba.

O atendimento presencial é das 8h às 14h, sem fechar ao meio dia. Eles também possuem um atendimento por telefone que dura 24 horas, basta ligar para 0800 643 7373 ou (41) 3361 0154.

O IPVA PR é um imposto que deve ser pago por todos os condutores de veículos automotores, pois assim estão contribuindo com o governo e com a melhoria de estradas e também do serviço público em geral.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 10

IPVA 2020 PR → Consulta, Tabela, Como pagar — (DETRAN PR)

Deixe um comentário