IPVA 2020 PI → Consulta, Tabela, Como pagar — (DETRAN PI)

Todos os motoristas devem redobrar a atenção para as notícias relacionadas com veículos nesse início de ano, pois é quando inicia-se o licenciamento anual. O licenciamento engloba a quitação de todos os débitos do veículo para que seja renovado o CRLV, documento de porte obrigatório. Entre os débitos que devem ser quitados estão o IPVA 2020 PI, um imposto sobre a propriedade do veículo cujo valor depende do valor venal do veículo e da alíquota estabelecida pelo estado.


O IPVA 2020 pode ser pago em cota única com desconto ou parcelado, e cada motorista conta com um prazo diferente para pagar, de acordo com o último número da placa do seu veículo. Os pagamentos começam a ser feitos agora em janeiro, por isso é essencial que você já busque todas as informações necessárias para conseguir quitar seus débitos em dia.

Veja também:

Consulta IPVA 2020 PI

O IPVA PI é um imposto que deve ser pago para que o motorista garante a propriedade sobre o seu veículo automotor. Uma das maneiras de ficar ciente do valor a ser pago nesse imposto é realizando a consulta IPVA 2020 PI do Detran, caso você não queira fazer a conta por si próprio (afinal, o Detran disponibiliza a alíquota que é cobrada, assim como a tabela de valor venal dos veículos).

Para descobrir o valor do Detran PI IPVA, você deve seguir o passo a passo a seguir:

IPVA 2020 PI


1º passo: Acesse o site do SEFAZ PI IPVA (https://webas.sefaz.pi.gov.br/clvn/);


2º passo: Informe o RENAVAM ou chassi do veículo, seguido do ano;


3º passo: A página ainda possui uma pergunta de segurança que deve ser respondida e então você deve clicar em “Confirmar”.


Na página seguinte você poderá conferir o valor do IPVA Detran PI e decidir como efetuará o pagamento.

Tabela IPVA 2020 PI

O calendário do Detran PI IPVA 2020 nada mais é do que uma tabela que possui todos os prazos de pagamento, de acordo com o último número da placa dos veículos.

Sendo assim, confira o número final da placa do seu veículo e, em seguida, acesse a tabela IPVA 2020 PI. No site do Detran do Piauí, a última tabela é a de 2016, mas ela serve como base e pode ser atualizada a qualquer momento.

Por meio da tabela IPVA PI, o condutor possui apoio para conseguir se planejar e decidir quando e como efetuará o pagamento. Para ter acesso ao calendário de pagamento, o condutor deve acessar o site do IPVA Detran PI (http://www.detran.pi.gov.br) e clicar em “Veículos”. No final da página encontrará a tabela com todas as informações.

De acordo com a tabela, criada em conjunto com o IPVA SEFAZ PI:

  • Quem possui o número final 1 deve efetuar o pagamento da cota única ou da primeira parcela até 29 de janeiro, tendo até 28 de fevereiro e 31 de março para quitar as outras duas parcelas, se assim optar.
  • Quem possui o número final 2, tem os seguintes prazos, respectivamente: 28 de fevereiro, 31 de março e 29 de abril.
  • Quem possui o número final 3, pode contar com os seguintes prazos: 31 de março, 29 de abril e 31 de maio, respectivamente.
  • Já quem possui o número final 4, possui os seguintes prazos: 29 de abril, 31 de maio e 30 de junho.
  • Quem possui o número final 5, pode pagar até 31 de maio, 30 de junho e 29 de julho, respectivamente.
  • Aqueles com número final 6 podem pagar até 30 de junho, 29 de julho e 31 de agosto, respectivamente.
  • Quem tem o número final 7, pode pagar até 29 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro.
  • Com o final 8, os prazos são de 31 de agosto, 30 de setembro e 31 de outubro.
  • Com o final 9, os prazos são de 30 de setembro, 31 de outubro e 30 de novembro, respectivamente.
  • Para finalizar, aqueles com número final 0 podem pagar até 31 de outubro, 30 de novembro e 29 de dezembro, respectivamente.

Como pagar IPVA 2020 PI?

Depois de realizar a consulta do IPVA SEFAZ PI e de também conferir os prazos de pagamento desse imposto através da tabela IPVA PI, você também deve ficar ciente de como efetuar o pagamento.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

IPVA 2020 PI

É preciso ter em mãos a guia, que pode ser emitida em um site do Detran do Piauí. Basta acessar o site http://taxas.detran.pi.gov.br/licenciamento/index.jsf, informar a placa e o RENAVAM do veículo, seguido do ano em questão.

Digite os caracteres da imagem de verificação e clique em “Consultar”. Agora você poderá informar se deseja pagar à vista ou em parcelas e o IPVA 2020 PI boleto será gerado.

Com o boleto do IPVA Detran PI em mãos, você pode ir efetuar o pagamento para que o licenciamento seja realizado. O pagamento pode ser feito em casas lotéricas e em diversas agências bancárias do país.

Quem optar pelo parcelamento do IPVA Detran PI não recebe nenhum tipo de desconto. Se houver algum débito pendente de ano anterior, ele não será um empecilho para pagar IPVA 2020 PI desse ano, mas é recomendado que você quite o quanto antes para não gerar nenhum tipo de problema.

A falta de pagamento dos débitos do veículo podem acabar gerando multa e perda de pontos em sua CNH, por isso sempre fique atento.

Saiba Mais:

Detran PI

O site do Detran do Piauí é um portal recheado de informações importantes sobre o trânsito, além de disponibilizar serviços e também tutoriais de como obter CNH, renovar documentos, realizar procedimentos e muito mais.

IPVA 2020 PI

Sempre que você tive alguma dúvida, entre no site antes de ligar ou ir até o local. Se ainda assim você possuir dúvidas, pode entrar em contato através do número (86) 3228 4500.

A unidade pode ser encontrada na Avenida Industrial Gil Martins, número 2000, no bairro Redenção em Teresina/PI.

Os prazos para pagar o IPVA PI são bem grandes, mas isso não significa que você deva descansar. Comece a planejar o seu orçamento para conseguir arcar com todos os débitos e realizar o licenciamento anual o quanto antes, pois o CRLV também possui prazo de vencimento.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

IPVA 2020 PI → Consulta, Tabela, Como pagar — (DETRAN PI)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *