IPVA 2020 MT → Consulta, Tabela, Como pagar — (DETRAN MT)

Ter um veículo envolve diversos gastos, entre eles impostos que devem ser pagos anualmente para garantir a propriedade sobre o veículo e para manter os documentos do mesmo atualizados. Estamos falando do IPVA 2020 MT, um imposto anual que é cobrado a todos os motoristas, junto aos demais débitos do veículo, para que ele mantenha a propriedade e também renove o CRLV, o documento de porte obrigatório.

O motorista deve então pagar o IPVA 2020, junto da taxa de licenciamento, do Seguro DPVAT e de outros débitos, como multas. Esse pagamento deve ser feito em dia, conforme os prazos de pagamento estabelecidos pelo estado. Se você quer saber mais sobre o IPVA MT e não deixar nenhuma informação de fora, continue sua leitura. A seguir nós trazemos todas as informações para os cidadãos.

Consulta IPVA 2020 MT

Para saber as primeiras informações sobre o Detran MT IPVA, o motorista deve realizar a consulta IPVA 2020 MT, por onde conseguirá consultar o extrato do imposto e verificar o seu valor final.

Dessa forma, o motorista pode se preparar para efetuar o pagamento em breve e definir qual o meio de pagamento que irá escolher. Você não precisa emitir o boleto de pagamento do IPVA MT logo após efetuar a consulta, mas é essencial ficar dentro dos prazos.

Para realizar a consulta IPVA MT, siga o passo a passo:

IPVA 2020 MT

1º passo: acesse o portal do SEFAZ MT IPVA destinado ao imposto

(https://www.sefaz.mt.gov.br/portal/Tributario/IPVA/MenuIPVA.php#);


2º passo: clique em “Consulta Extrato IPVA”;


3º passo: uma nova página irá se abrir e você deverá informar o chassi do seu veículo ou o RENAVAM e o ano em exercício;


4º passo: digite também os caracteres da imagem de verificação e clique em “Consultar”.


Você terá efetuado a consulta IPVA MT por meio do SEFAZ MT IPVA e agora sabe qual o valor a ser desembolsado.

Tabela IPVA 2020 MT

A tabela IPVA 2020 MT nada mais é do que uma tabela que possui todos os prazos de pagamento desse imposto, conforme o último número da placa dos veículos. Por meio desse calendário, também chamado de tabela IPVA MT, os motoristas podem consultar até quando podem efetuar o pagamento da cota única e das parcelas do IPVA.

O calendário IPVA MT é disponibilizado pelo Detran de Mato Grosso em seu site e todos os que desejam obter essas informações, podem consulta-lo. Para conferir a tabela IPVA MT, basta clicar no link que passamos anteriormente e clicar em “Outras informações”, depois em “Calendário vencimento”.

A tabela IPVA MT será disponibilizada em um PDF que você pode tanto baixar e imprimir para sempre ter em mãos, quanto apenas baixar para seu computador ou celular.

De acordo com o calendário IPVA MT, os veículos com número final 1, podem pagar IPVA 2020 MT até meados de 20 de janeiro, usufruindo de desconto. Se optarem pelo parcelamento do IPVA SEFAZ MT, devem pagar a primeira parcela até o final do mês.

O mesmo se repete para os demais, mudando somente o mês. Esse calendário IPVA MT que está disponibilizado atualmente é o do ano anterior, mas ainda assim já é possível ter uma noção de como serão os prazos agora. Continue acessando o site para conferir o novo calendário quando ele for disponibilizado.

Saiba Mais:

Como pagar IPVA 2020 MT?

O pagamento do IPVA SEFAZ MT deve ser feito após o motorista realizar a consulta e obter todas as informações necessários. O IPVA SEFAZ MT é um dos impostos mais importantes de todos, por isso deve ser pago em dia.

Quem efetuar o pagamento após o prazo, terá que arcar com multas e juros. Os descontos são de 5% e 3%, de acordo com os prazos estabelecidos no calendário IPVA MT.

Entretanto, para obter os descontos, o pagamento do IPVA MT deve ser feito à vista, em cota única. Aqueles que optarem pelo parcelamento, não receberão nenhum tipo de desconto.

O Detran de Mato Grosso permite parcelar o Detran IPVA MT em até três vezes, sendo que cada parcela vence no mesmo dia, ao longo dos meses.

Para emitir efetuar o pagamento do boleto IPVA 2020 MT, siga o passo a passo abaixo:


  • 1º passo: Primeiro você deve acessar o mesmo link de antes e ir em “Pague seu IPVA” ou “Parcele seu IPVA”, conforme decidir.
  • 2º Passo: Na primeira opção, abrirá uma página do IPVA SEFAZ MT, onde você deverá informar o chassi ou o RENAVAM do veículo e clicar em “Consultar”.
  • 3º Passo: Você poderá decidir na página se deseja pagar em cota única ou à vista e, em seguida, o boleto de pagamento do IPVA SEFAZ MT será impresso. Se escolheu cota única, será apenas um boleto. Se escolheu parcelar, haverá mais de um canhoto.

Se você não pagar o boleto recém impresso dentro do prazo, a recomendação é emitir outro, agora com as taxas e as multas já inclusas para poderem ser pagas juntas.

Detran MT

O Detran MT IPVA oferece diversos serviços ao cidadão que necessita sanar suas dúvidas, buscar informações sobre habilitação ou sobre seu veículo, tudo em seu site. É possível consultar os pontos da CNH, as multas registradas, emitir a 2ª via de documentos importantes, conferir as últimas notícias do trânsito e muito mais, tudo em um só lugar.

IPVA 2020 MT

O Detran MT IPVA 2020 ainda possui uma parceria com a Secretaria da Fazenda, sendo o SEFAZ MT IPVA que disponibiliza o restante das informações sobre o imposto.

Se você quiser entrar em contato para obter mais informações, basta ligar para (65) 3615 4800. Indo até o local você também pode receber atendimento, entretanto, certifique-se de estar levando seus documentos pessoais e também os documentos do veículo.

A unidade do Detran MT IPVA fica localizada na Avenida Dr. Hélio Ribeiro, 1000, em Cuiabá. O atendimento acontece das 12h às 18h, de segunda a sexta.

Depois que você ter em mãos o boleto do IPVA MT, efetue o pagamento o quanto antes para não esquecer. Você pode pagar o imposto em casas lotéricas e também nas agências bancárias. Se for cliente de algum banco, confira se ele disponibiliza a opção de você pagar no Internet Banking.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 8

IPVA 2020 MT → Consulta, Tabela, Como pagar — (DETRAN MT)

Deixe um comentário