IPVA 2020 MG → Consulta, Tabela, Como pagar — (DETRAN MG)

O IPVA 2020 MG é uma preocupação de muitos motoristas que desejam manter tudo em dia quando o assunto é o seu veículo. O IPVA 2020 já pode ser consultado e até mesmo pago, por isso todos os interessados devem buscar as informações necessárias para que possam contribuir para com a sociedade e manter o seu veículo em dia.

O IPVA Minas Gerais é pago todos os anos, junto de outras taxas do veículo para que o licenciamento anual seja concluído. O valor do IPVA 2020 MG pode mudar de um ano para outro, por isso é essencial que cada motorista consulte as informações relacionadas com o seu veículo.

Hoje você saberá mais sobre o IPVA MG, como fazer a consulta, onde receber atendimento e muito mais. Confira!

Consulta IPVA 2020 MG

A consulta IPVA MG é extremamente importante e deve ser feita por todos os motoristas, pois somente através dela será possível saber o valor real do seu IPVA que deve ser pago para que seu veículo possa continuar circulando.

É importante lembrar ainda que o pagamento do IPVA 2020 contribui para a realização do licenciamento, mas desde que os demais impostos também sejam pagos.

Veja também:

Para fazer a consulta IPVA 2020 MG, você deve entrar no site da Fazenda do Estado de Minas Gerais. Veja o passo a passo a seguir:

IPVA 2020 MG

1º passo: acesse o site http://www.fazenda.mg.gov.br/empresas/impostos/ipva/facilita.htm e clique em “Consulta por Código RENAVAM”.


2º passo: informe o RENAVAM do seu veículo e o ano em exercício que deseja consultar. Em seguida, clique no captcha para prosseguir e clique em “Continuar”.


3º passo: na página seguinte você já terá todas as informações sobre o seu IPVA como o valor total, já calculado, e as datas de pagamento.


Todos aqueles motoristas que atendem os requisitos do programa Bom Pagador, encontrarão o valor do IPVA MG já com 3% de desconto. Se optarem por efetuar o pagamento à vista, receberão mais 3% de desconto.

Tabela IPVA 2020 MG

O calendário IPVA 2020 MG é extremamente importante também para os condutores, pois através dele é possível conhecer as datas de vencimento IPVA MG, ou seja, os prazos para pagar o imposto, seja em cota única ou em parcelas.

A tabela é atualizada todos os anos pelo Detran de Minas Gerais e disponibilizado no site da Fazenda, podendo ser acessado pelo mesmo link que passamos acima.

Para conseguir usar a tabela 2020 MG, você deve primeiro estar ciente dos números que existem em sua placa. Depois disso, deverá decidir se pagará em cota única ou se irá parcelar. Com essas informações em mente, você pode começar a usar o calendário.

Ele é dividido da seguinte forma:


Todos os veículos que possuam números finais 1 e 2, efetuam o pagamento da cota única ou das parcelas, no dia 14 de cada mês (janeiro, fevereiro e março).


Aqueles veículos que possuam números finais 3 e 4, efetuam os pagamentos ou o único pagamento, no dia 15 de cada mês.


Aqueles veículos que possuam números finais 5 e 6, devem efetuar o pagamento da cota única ou primeira parcela no dia 16 de janeiro; se optar por parcelar, as demais parcelas devem ser pagas no dia 18 de fevereiro e março.


Quem possui números finais 7 e 8, os pagamentos devem ser feitos nos dias 17 (janeiro) e 19 (fevereiro e março).


Por fim, quem possui os números finais 9 e 0, deve efetuar os pagamentos nos dias 18 (janeiro) e 20 (fevereiro e março).


Como pagar IPVA 2020 MG?

Depois de consultar a tabela e conferir o vencimento IPVA 2020 MG, você também deve realizar a consulta que ensinamos para encontrar o valor do tributo. Com o valor em mãos, é hora de efetuar o pagamento.

O pagamento do IPVA é feito através de uma guia de arrecadação que pode ser emitida online ou diretamente em uma unidade da Secretaria da Fazenda de Minas Gerais.

Para emitir online, siga os passos abaixo:

  • Acesse o link que passamos anteriormente
  • Clique na opção “Guia de Arrecadação”.
  • Informe o seu RENAVAM e o ano, depois clique em “Continuar”.

Você deverá informar se deseja pagar IPVA 2020 MG em cota única ou parcelado, assim a guia será emitida com o valor correto para pagamento. Quando estiver com a guia em mãos, ela pode ser paga em um dos bancos credenciados como:

  • Bradesco
  • Santander
  • Caixa Econômica Federal
  • Mais BB
  • Casas lotéricas

Caso você esteja pagando parcelado, terá que retornar ao local no mês seguinte para efetuar o segundo pagamento, até o dia de vencimento que está na tabela IPVA MG, também conhecida como o calendário.

Detran MG

O Detran MG IPVA 2020 é um órgão muito importante, pois é ele que possui a responsabilidade de cuidar de todos os assuntos relacionados com motoristas, seus documentos e as leis de trânsito.

IPVA 2020 MG

No site do Detran MG, por exemplo, você encontra todos os detalhes sobre o IPVA, como efetuar o pagamento, os vencimentos e até mesmo como realizar a consulta. O site traz informações também sobre outros impostos que envolvem o licenciamento anual, para que o motorista esteja por dentro de tudo que precisa fazer.

Em caso de qualquer dúvida, é possível entrar em contato com o Detran MG IPVA por meio do número 155. O horário de atendimento no telefone é das 7h às 19, durante a semana, e das 8h às 15h, aos finais de semana. Também é possível ir até o local, na Avenida João Pinheiro, número 417, no bairro Boa Viagem da cidade de Belo Horizonte.

A unidade funciona de segunda à sexta, das 8h às 18h, sem fechar ao meio dia. É importante ressaltar ainda que o DETRAN MG IPVA possui várias unidades espalhadas pela cidade e por todo o estado e você pode encontrar a lista completa das unidades no site, podendo assim encontrar aquela que é mais perto de você.

O IPVA 2020 MG é algo que não pode ser deixado para lá: todos os motoristas precisam saber do que se trata e precisam efetuar os pagamentos em dia, pois só assim poderão efetuar o licenciamento anual e renovarem o documento de porte obrigatório.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 9

IPVA 2020 MG → Consulta, Tabela, Como pagar — (DETRAN MG)

Deixe um comentário