IPVA 2020 DF → Consulta, Tabela, Como pagar — (DETRAN DF)

Ao adquirir um veículo, o motorista deve estar ciente de todos os impostos que terá que arcar ao longo dos anos para poder manter o seu automóvel em dia. Um desses impostos é o IPVA 2020 DF, pago anualmente junto com outras taxas, realizando assim o licenciamento anual.


Como o IPVA é um imposto de nível estadual, grande parte de suas informações são disponibilizadas pela Secretária da Fazenda DF IPVA, que em parceria com o Detran recebe todos os pagamentos realizados.
O IPVA Detran DF é obrigatório e quem não o pagá-lo, não pode renovar o documento de porte obrigatório do veículo, o CRLV.

Veja também:

Sendo assim, é fundamental estar ciente de todas as regras e detalhes que rodeiam esse imposto, pois assim você saberá exatamente quando efetuar o pagamento e como usufruir de descontos. Saiba mais a seguir!

Consulta IPVA 2020 DF

A consulta do veículo é essencial para você saber o valor e os prazos de pagamento. A consulta IPVA DF pode ser feita pelo site do SEFAZ DF IPVA, de forma rápida e prática.

Essa consulta tende a ser oferecida por todos os estados, para que os motoristas possam se preparar para efetuar o pagamento em breve. Geralmente a consulta no site é disponibilizada desde o início do ano, sendo que as guias para pagamento começam a ser liberadas posteriormente.

No Distrito Federal, o motorista não precisa se dar o trabalho de imprimir a guia de pagamento: ela é enviada para sua residência. Veja a seguir como efetuar a consulta IPVA 2020 DF:

IPVA 2020 DF


1º passo: o motorista deverá acessar o site da Fazenda do Distrito Federal (http://www.fazenda.df.gov.br) , clicar em “Serviços SEF”, depois em “Cidadão” e em “IPVA”.


2º passo: a seguir, deve escolher a opção “Consultar Valor Veículo”.


3º passo: agora será necessário informar a placa e o RENAVAM do veículo, logo em seguida o ano em exercício. Clique em “Consultar”.


4º passo: você verá na página o valor que deve ser pago no IPVA Detran DF, assim como os prazos de pagamento desse imposto de veículo.


Tabela IPVA 2020 DF

O calendário IPVA 2020 DF nada mais é do que uma tabela que possui os prazos de vencimento do imposto, de acordo com os números finais das placas de cada veículo. Dependendo desse número final, há um dia limite para pagamento e, quem não pagar até esse dia, precisará arcar com juros e taxas.

Como citado anteriormente, o calendário do IPVA Detran DF também é liberado no site da Secretaria da Fazenda DF IPVA, portanto basta acessar o link que passamos anteriormente. Siga até o 2º passo, mas ao invés de escolher a opção “Consultar Valor Veículo”, clique em “Calendário IPVA 2018”.

Na página você verá a tabela IPVA 2020 DF com os prazos para pagamento da primeira parcela ou cota única e das demais parcelas. O SEFAZ DF IPVA mantém essa tabela sempre atualizada.

Aqueles com final de placa 1 e 2, devem pagar a primeira parcela ou cota única no dia 19 de fevereiro e as demais parcelas em 19 de março, 19 de abril e 21 de maio. Aqueles com final 3 e 4, devem pagar a primeira parcela ou cota única no dia 20 de fevereiro e as demais parcelas em 20 de março, 20 de abril e 22 de maio.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Aqueles com final 5 e 6 devem pagar a primeira parcela ou cota única até 21 de fevereiro e as demais parcelas até 21 de março, 23 de abril e 23 de maio. Aqueles com final 7 e 8 devem pagar a primeira parcela ou cota única até o dia 22 de fevereiro e as demais parcelas até 22 de março, 24 de abril e 24 de maio.
Por fim, aqueles com final 9 e 0 devem pagar a primeira parcela ou cota única até o dia 23 de fevereiro e as demais parcelas até 23 de março, 25 de abril e 25 de maio. Podem ser oferecidos descontos para quem pagar à vista e com antecipação.

Saiba Mais:

Como pagar IPVA 202 DF?

O Detran DF IPVA envia para as residências dos motoristas os carnês do IPVA 2020. Os carnês possuem as parcelas do imposto, o boleto de cota única (se essa for a escolha do motorista) e a taxa de licenciamento do veículo, que também deve ser paga.

Caso o motorista perca ou não receba esses documentos, é possível emitir a 2ª via IPVA DF, pelo site da Fazenda do Distrito Federal, basta clicar na opção “IPVA”, na aba de “Serviços SEF”. É preciso informar o RENAVAM, o ano em exercício e o que deseja emitir.

Com a guia de pagamento em mãos, seja a primeira ou segunda via, será possível ir efetuar o pagamento nas principais agências bancárias e também nas casas lotéricas de todo o país.

Caso você possua conta em algum banco, poderá pagar IPVA 2020 DF pelo Internet Banking. Para saber mais sobre os descontos que podem ser oferecidos sobre o imposto, é possível entrar em contato com o Detran, como você verá mais para frente.

Detran DF

O Detran DF IPVA trabalha em parceria com a SEFAZ DF IPVA para fornecer o máximo possível de informações aos condutores e assim facilitar o pagamento do imposto.

IPVA 2020 DF

Além de conferir a tabela com os vencimentos, é possível efetuar uma consulta do valor do veículo e inclusive emitir uma segunda via de pagamento. O boleto para pagamento do Seguro DPVAT não é enviado para o motorista, sendo responsabilidade do mesmo acessar o site da Seguradora Líder para emitir.

O pagamento dele também é fundamental para o licenciamento.
Quem deseja entrar em contato com o Detran DF IPVA, pode ir até o local, localizado no SAM Lote A Bloco B – Edifício Sede do Detran/DF.

Se preferir entrar em contato por telefone, pode ligar para a Central de Atendimento ao Cidadão no 154 ou através do (61) 3120 9800 se estiver fora do estado.

Pagar IPVA 2020 DF é obrigação de todos os motoristas para que se mantenham dentro da lei e contribuam com o serviço público. Faça a consulta, confira a tabela e efetue o pagamento em dia.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

IPVA 2020 DF → Consulta, Tabela, Como pagar — (DETRAN DF)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *