IPVA 2020 AM → Consulta, Tabela, Como pagar — (DETRAN AM)

O IPVA 2020 AM é um imposto obrigatório que garante ao motorista o poder sobre o seu veículo, além de contribuir para a renovação do CRLV, um documento de porte obrigatório do automóvel.

Todos os motoristas devem arcar com esse imposto e o seu valor depende de acordo com a alíquota estabelecida pelo estado de origem. O IPVA AM deve ser pago dentro do prazo, pois assim é possível usufruir de descontos e você não corre o risco de ter que pagar alguma multa.

Além do IPVA 2020, o motorista também arca com outros impostos, como a taxa de licenciamento, Seguro DPVAT e quaisquer outros débitos que existam registrados no seu veículo.

Sendo assim, é importante que todos tenham conhecimento dos detalhes do IPVA AM, para poder efetuar o pagamento em breve. A seguir, veja todas as informações que separamos para você.

Consulta IPVA 2020 AM

A consulta IPVA AM é extremamente importante e de ajuda para o motorista. Ela é disponibilizada através do SEFAZ IPVA AM – Secretaria da Fazenda – e pode ser feita em poucos minutos, de maneira bem simples.

Através dessa consulta, o motorista fica ciente do valor que precisa desembolsar, tanto do imposto quanto dos demais débitos. Sendo assim, faça essa consulta o quanto antes para conseguir se preparar.

Para fazer a consulta IPVA 2020 AM, siga os passos abaixo:

IPVA 2020 AM

1º passo: acesse o site do Detran do Amazonas (http://www.detran.am.gov.br);


2º passo: vá em “Veículos” no menu e clique em “Calendário Anual IPVA”;


3º passo: em seguida, clique em “Boleto IPVA (DAR) – Site SEFAZ”;


4º passo: agora no site do SEFAZ, informe somente o RENAVAM na aba de “Consulta Lançamento de IPVA”;


5º passo: clique em “Consultar” e pronto, será possível conferir o valor do imposto.


No site do Detran AM IPVA há também um tipo de consulta de débitos do veículo que pode ser realizada durante o ano, para que o condutor fique ciente das suas multas que devem ser pagas em dia.

Tabela IPVA 2020 AM

A tabela IPVA AM nada mais é do que uma pequena tabela que informa ao motorista até quando ele pode pagar o imposto, seja a cota única ou as três parcelas. Essa tabela é fundamental, pois ele permite ao motorista saber exatamente quando poderá efetuar o pagamento.

Os prazos do calendário IPVA 2020 AM são estabelecidos de acordo com o último número da placa de cada veículo, indo de 1 até 0. Para ter acesso a essa tabela, repita o mesmo passo a passo descrito acima, quando efetuar o 2º passo, você já poderá visualizar a tabela.

De acordo com essa tabela, os veículos com a placa final 1 devem efetuar os pagamentos das parcelas até os dias 31 de janeiro, 27 de fevereiro e 31 de março. Os veículos com a placa final 2 devem efetuar os pagamentos das parcelas até os dias 27 de fevereiro, 31 de março e 28 de abril.

Os veículos com placa final 3 devem efetuar os pagamentos das parcelas até os dias 31 de março, 28 de abril e 31 de maio. Os veículos com placa final 4 devem efetuar os pagamentos das parcelas até os dias 28 de abril, 31 de maio e 30 de junho.

Os veículos com placa final 5 devem efetuar os pagamentos das parcelas até os dias 31 de maio, 30 de junho e 31 de julho. Os veículos com placa final 6 devem efetuar os pagamentos das parcelas até os dias 30 de junho, 31 de julho e 31 de agosto.

Os veículos com placa final 7 devem efetuar os pagamentos das parcelas até os dias 31 de julho, 31 de agosto e 29 de setembro. Os veículos com placa final 8 devem efetuar os pagamentos das parcelas até os dias 31 de agosto, 29 de setembro e 31 de outubro.

Os veículos com placa final 9 devem efetuar os pagamentos até os dias 29 de setembro, 31 de outubro e 30 de novembro. Os veículos com placa final 0 devem efetuar os pagamentos até os dias 31 de outubro, 30 de novembro e 31 de dezembro.

Saiba Mais:

Como pagar IPVA 2020 AM?

Após conferir a tabela IPVA 2020 AM e estar ciente dos prazos que você precisa cumprir, é importante também estar ciente de como emitir o boleto e de como efetuar o pagamento, pois assim você não terá mais dúvidas.

É possível pagar a cota única do IPVA até a data limite da 1ª parcela, usufruindo de 10% de desconto. Quem optar por pagar a cota única até a data limite da 2ª parcela, receberá 5% de desconto.

Se deixar para pagar até a data limite da 3ª parcela, não terá desconto. Nos demais casos, quando optar pelo parcelamento, não há nenhum tipo de desconto.

Para emitir o boleto de pagamento do IPVA AP, basta seguir o mesmo passo a passo dado anteriormente. Na mesma página que você chegou para consultar o IPVA, você emitirá o boleto de pagamento. Basta informar o RENAVAM do veículo na guia de “Impressão DAR IPVA” e clicar em “Consultar”.

O boleto pode ser pago nas agências de bancos como:

  • Caixa Econômica
  • Banco do Brasil
  • Bradesco
  • Unibanco

Quem preferir, também pode efetuar o pagamento em casas lotéricas. Quem for cliente do Banco do Brasil pode efetuar o pagamento por meio da internet, no Internet Banking.

Detran AM

O Detran do Amazonas oferece todas as informações e detalhes necessários para que os motoristas consigam efetuar o pagamento do IPVA e dos demais impostos em dia, para que seus veículos não sejam tomados.

IPVA 2020 AM

No site desse órgão também é possível obter outros serviços online, como agendar atendimentos ou vistorias e muito mais. Em caso de dúvidas, não hesite em entrar em contato com o Detran AM IPVA 2020 por meio do telefone (96) 4009 5503.

Indo até a unidade também é possível receber atendimento e realizar serviços. A unidade se encontra na Av Mário Ypiranga Monteiro 2884
Parque 10 de novembro, em Manaus/AM. O atendimento é realizado das 9h às 17h.

Agora que você já sabe tudo sobre o IPVA 2020 AM, emita o boleto e efetue o pagamento para conseguir bons descontos.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 10

IPVA 2020 AM → Consulta, Tabela, Como pagar — (DETRAN AM)

Deixe um comentário