IPVA 2019 → Consulta, Tabela, Pagamento — (Tudo sobre o Imposto)

IPVA 2019 é sigla para o Imposto Sobre Propriedade de Veiculo Automotor, o mesmo, que é destinado a todas pessoas que possuem um veículo sobre rodas.

O valor cobrado é de cunho obrigatório e tem que ser pago anualmente, caso contrario o proprietário do veiculo ficará sujeito a multa e a perda de pontos na sua CNH, sendo assim o veículo ficará apreendido até o pagamento.

A seguir o leitor saberá demais informações sobre o IPVA 2019, sendo elas, consulta, como realizar o seu pagamento e o que fazer caso não revalide o seu pagamento do imposto. Fique atento aos requisitos a seguir.

IPVA 2019

Como foi dito a cima, o tributo é o mais importante do trânsito brasileiro onde é pago pelos proprietários de veículos automotores que circulam em território nacional, o imposto é revertido todo em novas rodovias, melhorias em estradas, manutenção e recapeamento em todas cidades e capitais do país.

IPVA 2019

O imposto do IPVA foi criado no ano de 1969 para substituir a taxa rodoviária única “TRU”. Esse tributo foi implantado com o objetivo de arrecadar dinheiro de todos os proprietários para que assim o governo possa realizar a manutenção de vias publicas dos estados e municípios.

Vale ressaltar que todo o valor do IPVA 2019 arrecadado será destinado metade para o governo federal e a outra parte para o município para que todos possam fazer todas as manutenções levando qualidade para os usuários.

Esse artigo vem falando exclusivamente do imposto e que você possa entender melhor, realize a consulta do valor e como efetuar o seu pagamento a seguir!

Consulta IPVA 2019

IPVA 2019Se você ainda não sabe fazer a consulta IPVA 2019 iremos lhe ensinar,  não tem segredo saiba que essa informação poderá ser emitida no site do DETRAN de seu estado. É importante destacar que cada estado tem o método de consultar diferente.

Veja que o procedimento da consulta pode ser realizada tanto pelo o site oficial, como também através dos atendimentos presencias. O proprietário escolhe melhor qual a maneira ele prefere.

Agora siga o passo à passo e veja como fazer a consulta IPVA com segurança na página oficial de seu estado, confira:

  • Acesse o site do Detran de sua cidade;
  • Insira a placa do seu veículo;
  • Informe número do Renavam.

Tabela IPVA 2019

IPVA 2019Quando entra um novo ano, o Governo de cada estado atualiza a tabela ou “calendário de pagamento”, que serve para orientar os proprietários quando deve renovar o seu licenciamento. A tabela IPVA 2019 serve também para que deseja realizar o pagamento à vista por meio da conta única, ou se preferir fazer o pagamento parcelado.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Claro que a melhor opção é quitar o IPVA 2019 à vista, pelo fato de ter um bom desconto no valor total do imposto, o proprietário que optam pelo parcelamento devem ficar atentos aos prazos para não deixarem as datas passarem e consequentemente não terem que pagar com o acréscimo de juros.

Pagamento IPVA 2019

IPVA 2019Se o proprietário do veículo não pagar o IPVA 2019 corre vários riscos comoter o veículo apreendido. Saiba que caso tenha atraso no pagamento do imposto você terá que pagar uma multa para ter o veículo liberado, além de perder pontos na CNH.

Para você efetuar o pagamento IPVA 2019 é simples, depois de consultar por meio do site ou dos atendimento presenciais, veja a seguir onde você pode pagar o seu IPVA:

  • Pagamento via internet banking;
  • Pagamento nas casas lotéricas;
  • Pagamento no autoatendimento dos caixas eletrônicos;
  • Pagamento nas agências bancárias.

O pagamento que for à vista até o vencimento estabelecido pela tabela IPVA, o contribuinte terá direito à 5 ou 10% de desconto (a depender do estado).

Caso o proprietário do veiculo automotor atrase o pagamento do IPVA 2019, o mesmo estará sujeito a diversas complicações, se for pego em alguma blitz por exemplo. Desta forma, o condutor terá o veículo apreendido, sofrerá multas, além da perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Ele poderá também ter o nome incluído na dívida ativa, que é uma execução fiscal onde ele pode até perder o veiculo. Sendo assim, fique atento na data de pagamento do IPVA 2019.

IPVA Dívida Ativa

A dívida ativa é o conjunto de débitos que o proprietário do veiculo automotor tem com secretaria da fazenda do seu estado. Ou seja, Caso o dono do veiculo não efetue o pagamento do IPVA 2019 ele receberá uma carta por meio dos Correios para que a situação seja resolvida e a divida seja quitada.

Se o mesmo ainda assim, não demonstre interesse o seu nome irá para a dívida ativa, no qual multas e taxas de pagamentos serão originadas até que você quite a divida por completo. Caso ao contrario, você poderá perder o seu veiculo.

Com o seu nome na Dívida Ativa dificultará qualquer transação que você queira realizar com o veiculo, desta forma, você estará impossibilitado de realizar transferências e até mesmo de efetuar o pagamento do IPVA.

Existem duas categorias para a Dívida Ativa:

  • Tributária – Pode ser qualquer tipo de imposto;
  • Não-tributaria – Não envolve impostos.

Para quitar a dívida ativa do seu estado é preciso que você entre em contato com a Sefaz e fale com um dos atendentes e siga todas as orientações de como de como estar realizando o pagamento da dívida.

Além disso, você poderá verificar se tem processo registrado em seu nome por meio do Site. Dentro dele, você poderá gerar boletos e efetuar o pagamento. Para que você venha a realizar todas as transações no seu veiculo.


Depois de ler o nosso artigo sobre o IPVA 2019, passando informações de como pagar o imposto e como consultar. Não esqueça de deixar o seu comentário a seguir falando o que achou do conteúdo escrito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *