IPVA 2019 SP → Consulta, Tabela, Como pagar — (DETRAN SP)

O IPVA 2019 SP é um imposto anual administrado pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, Sefaz SP, cobrado para todos os proprietários de veículos automotores. O tributo obrigatório passou a ser recolhido no ano de 1985 através do projeto de lei 804/85, onde São Paulo foi o primeiro estado a implementar o imposto, seguido do Rio de Janeiro no ano posterior.

Cada estado do Brasil possui seus critérios para cobranças que podem se distinguir de outros estados. São Paulo já chegou a cobrar a maior alíquota entre os outros estados brasileiros, com 4% sobre o valor venal do veículo.

Para ajudá-lo a compreender o funcionamento de todo o processo do tributo e entender suas principais características, elaboramos um artigo repleto de informações úteis e dicas sobre como consultar IPVA 2019 São Paulo e realizar o pagamento do mesmo. Confira!

O que é o IPVA 2019 SP?

O IPVA SP é a sigla para Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores e reincide sobre qualquer pessoa que seja proprietária de um veículo automotor, como carro, motocicletas, ônibus, caminhão, etc. O pagamento do imposto é obrigatório e deverá ser realizado anualmente.

Só é possível obter o licenciamento do veículo se o Detran SP IPVA estiver devidamente quitado. Além disso, deixar de pagar o IPVA SP pode implicar em perdas de ponto na carteira e até a apreensão do veículo.

IPVA 2019 SP

O valor do IPVA 2019 SP vai depender do tipo de veículo e o ano de lançamento do mesmo. Do valor arrecadado, 50% vai para os cofres do Estado e a outra parte vai para o município que registra o veículo automotor.

Leia também:

O IPVA 2019 SP poderá ser parcelado em até três cotas ou ser pago de uma vez, através de uma cota única. Através do pagamento único é possível obter um desconto que pode ser de até 5%. Para saber quanto é preciso pagar, será necessário consultar o site do Detran SP. O cálculo do valor do imposto é determinado em cima do valor do veículo e o tempo de mercado do mesmo.

Consulta IPVA SP 2019

A consulta do IPVA SP é realizada através de uma página dentro do site da Sefaz-SP (Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo). Todo o procedimento é muito simples, sendo apenas necessário possuir uma boa conexão com a internet e um computador.

Para ajudá-los ainda mais, elaboramos um passo a passo muito simples de ser executado. Saiba mais a seguir:

IPVA 2019 SP


Passo 1: Abra uma nova aba em seu navegador e acesse a página do IPVA 2019 SP no site do Sefaz, por meio do endereço eletrônico a seguir: www.fazenda.sp.gov.br. Clique em “Ir” e espere a página abrir.


Passo 2: Após o carregamento da página, você verá um formulário com dois campos. Agora será necessário informar o RENAVAM e o número da PLACA no veículo a ser consultado. Insira as informações correspondentes nos campos indicados, marque a caixa indicando que não é um robô e clique em “Consultar IPVA”.


Passo 3: Dentro de instantes uma nova página mostrará o valor a ser pago pelo imposto. Para realizar o pagamento do imposto, o motorista deverá imprimir a guia de pagamento nessa página mesmo.


Leia também:

Você vai perceber que nessa página há um tabela IPVA 2019 SP no final da página, cheia de informações importantes para os contribuintes.

Tabela IPVA 2019 SP

IPVA 2019 SPO calendário de pagamento do IPVA São Paulo é uma série de informações que mostram aos motoristas e contribuintes os dias exatos em que o IPVA de seus veículos deverá ser pago.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

O calendário é divido de duas formas. A primeira contem informações sobre:

  • Automóveis;
  • Camionetas;
  • Caminhonetes;
  • Ônibus;
  • Motos;
  • Veículos similares.

A outra tabela IPVA 2019 SP traz informações sobre Caminhões e Caminhões-tratores.

Cada calendário traz datas para quem pretende parar o IPVA São Paulo em cota única ou parcelado. O dia do pagamento é relacionado ao final da placa do seu veículo. O pagamento do imposto por cota única garantirá um valor de 3% sob o valor total do imposto.

Como pagar IPVA 2019 SP?

IPVA 2019 SPO pagamento IPVA SP 2019 pode ser realizado de uma única vez ou então de forma parcelada, em até três vezes. O desconto de 3% é apenas para o pagamento total do imposto. Depois de consultar o valor a ser pago, a próxima coisa a ser feita é escolher a forma de pagamento e imprimir o guia no próprio site do Sefaz SP. Se você não recebeu o boleto IPVA 2019 SP na sua casa ou perdeu, para realizar a emissão você deve acessar o site do Sefaz do estado de São Paulo.

O pagamento do IPVA deve ser feito nos bancos autorizados bastando apresentar ou informar o número do Renavam.

Confira uma lista a seguir com alguns bancos para o pagamento do IPVA SP:

  • Brasil;
  • Bradesco;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Itaú;
  • Santander.

Agora, veja o nosso passo a passo esclarecendo como fazer o pagamento do IPVA 2019 SP:


Passo 1: Com a guia de pagamento e os documentos do veículo em mãos, vá até uma agência bancária mais próxima.


Passo 2: Chegando lá, informe o desejo de realizar o pagamento do IPVA, a forma como deseja pagar e apresente o valor correspondente. A atendente checará todas as informações para ver se está tudo certo. Caso esteja, você receberá um recibo comprovando o pagamento.


Pronto! Agora o seu veículo estará em dia com os impostos relacionados a sua obtenção

IPVA SP Dívida Ativa

Agora que já foi informado, você que tem um veículo emplacado no estado de São Paulo já sabe que pagar o IPVA é obrigação entre todos os motoristas brasileiros. Os condutores que atrasarem o pagamento do IPVA SP estarão sujeitos a consequências negativas como, acréscimo de multas e juros no valor total da dívida. Quanto mais o cidadão adiar o pagamento, mais aumenta a chance de ter seu nome inscrito na dívida ativa.

A Dívida Ativa é composta por créditos tributários, provenientes do não pagamento de tributos e respectivos adicionais e multas, e de créditos não tributários da Fazenda Pública que, após esgotado o prazo final para pagamento fixado pela lei ou por decisão final em processo administrativo regular, são remetidos à Procuradoria do Estado para inscrição e cobrança.

Se o veículo tiver débitos inscritos na Dívida Ativa, não será permitido efetuar nenhum serviço de Transferência ou Licenciamento sem a quitação desses pagamentos atrasados. ​​

Logo após o lançamento do IPVA e esgotado o prazo para pagamento ou depois de decisão final comunicada em processo administrativo de julgamento de contestação e recurso, se encerra a fase administrativa de cobrança com a inscrição do débito em dívida ativa.

IPVA 2019

O gerenciamento dos débitos compete à PGE – Procuradoria Geral do Estado, onde podem ser obtidas maiores informações e a quem devem ser dirigidos todos os questionamentos sobre a dívida ativa do IPVA SP 2019.

Se o pagamento tiver sido feito, o motorista deve requerer o cancelamento do débito, juntando o comprovante de recolhimento do IPVA. O requerimento deve ser apresentado nas unidades do Poupatempo, nos Postos Fiscais, nos Serviços de Pronto Atendimento – SPA, nas Unidades de Atendimento ao Público – UAP, ou na Central de Pronto Atendimento – CPA/DEAT.


Veja a melhor forma para regularizar seu pagamento do IPVA 2019 SP. Feito isso, você só deverá se preocupar com esse tributo no próximo ano. O IPVA SP 2019 é um imposto obrigatório cobrado anualmente e o não pagamento poderá acarretar em uma série de consequências para o motorista e seu veículo como multas, perda de pontos, apreensão do veículo, entre outros . Por isso é muito importante não deixar de pagar seu IPVA SP!


Fique atento às atualizações deste artigo para ficar bem informado. Se ainda estiver com dúvidas em relação ao IPVA SP 2019, fale conosco deixando um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *