IPVA 2019 RS → Consulta, Tabela, Como Pagar — (DETRAN RS)

O IPVA 2019 RS é um imposto estadual cobrado anualmente a todos os proprietários de veículos automotores, excluindo aeronaves e veículos marítimos. O calendário de pagamento para esse ano já está em vigor e isso quer dizer que, se você possuir um carro, moto, caminhão etc, deverá pagar o tributo para regularizar a situação de sua propriedade.

O valor deste tributo varia de Estado para Estado, mas tem como base para o cálculo o valor venal do veículo. Deixar de pagar pode gerar penalidades para o motorista, que poderá perder pontos na carteira e ter o veículo apreendido pelo Detran RS.

Para você se inteirar mais sobre o assunto e não correr riscos de enfrentar problemas futuros, trouxemos algumas informações e dicas essenciais sobre o IPVA. Confira:

O que é o IPVA 2019 RS?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, também conhecido como IPVA RS, é um tributo estadual obrigatório que reincide sobre qualquer pessoa que possua um veículo automotor que transite em vias terrestres.

O valor do imposto é calculado tendo como base o valor de mercado do veículo, o seu tipo e o ano de fabricação, logo, quanto mais novos forem, maior será o valor cobrado. A medida que veículos antigos possui um valor de imposto mais barato que os veículos mais recentes.

IPVA 2019 RS

Metade do valor arrecado pelo IPVA 2019 vai para os cofres do Estado, enquanto a outra metade vai diretamente para as cidades que registraram os carros, motos, caminhões etc.

O imposto é administrado pela Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul, Sefaz RS, e recolhido pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul, Detran IPVA RS.

Leia também:

É por isso que é possível obter todas as informações relacionadas ao imposto diretamente no site do Detran Rio Grande do Sul. Saiba mais a seguir.

Consulta IPVA 2019 RS

Com a chegada da internet, uma série de serviços passou a ser desburocratizados. E a IPVA RS consulta é um deles. Hoje em dia não é mais necessário esperar longos minutos ao telefone ou, até mesmo, horas em filas para obter uma simples informação.

Basta acessar o site do Detran, inserir as informações do veículo a ser consultado e conferir as informações, como o valor do IPVA Rio Grande do Sul e outros impostos pendentes.

A seguir, mostraremos em um passo a passo todas as etapas necessárias para que você possa acessar o site do órgão e obter as informações desejadas a(s) sua(s) propriedade(s). Confira:

IPVA 2019 RS


Passo 1: Abra uma nova aba em seu navegador e no campo de navegação, digite o endereço eletrônico: www.detran.rs.gov.br e clicar em Ir (apertando a tecla Enter de seu teclado).


Passo 2: Ao entrar na página, você verá um formulário solicitando algumas informações. O motorista deverá informar o número da placa do veículo e o RENAVAM do veículo a ser consultado. Depois de preencher esses campos, será necessário marcar a opção que indica que você não é um robô. Após isso, clique em Consultar.


Passo 3: Dentro de alguns instantes será possível consultar a situação do seu veículo. Nessa página, o motorista saberá quanto terá de pagar de IPVA Rio Grande do Sul nesse ano, além de saber se a sua propriedade está com o tributo atrasado.


Tabela IPVA 2019 RS

IPVA 2019 RS

O calendário de pagamento IPVA RS tem como principal objetivo informar os motoristas sobre quais serão as datas para o pagamento ser realizado de acordo com o final da placa de seus veículos.

Além disso, é levado em consideração forma escolhida de pagamento. Isso porque as datas são diferentes dependendo da forma que o pagamento será efetuado.

Leia também:

O motorista terá a opção de pagar o IPVA Rio Grande do Sul por uma única cota, onde é possível obter desconto de sob o valor total do imposto, ou então parcelar o valor em três cotas.

Através da IPVA RS tabela será possível saber os dias que o imposto poderá ser pago, de acordo com a forma de pagamento escolhida e o número final da placa do veículo.

Como pagar IPVA 2019 RS?

IPVA 2019 RS

O pagamento IPVA Rio Grande do Sul poderá ser realizado em qualquer agência bancária das maiores instituições financeiras do país. Isso quer dizer que você poderá pagar o imposto em qualquer unidade dos seguintes bancos:

  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Itaú;
  • Bradesco.

Veja a seguir as dicas para você não errar no momento do pagamento:


Passo 1: A primeira coisa a ser feita é imprimir a guia de pagamento no próprio site do Detran IPVA RS, seguindo os passos acima. Depois de realizar a consulta, clique em imprimir a Guia para regularizar situação de seu veículo.


Passo 2: Com a guia e os documentos do veículo, vá até uma agência bancária mais próxima. Ao chegar lá, informe que deseja pagar o imposto e entregue os documentos e o valor a ser pago para o funcionário.


Passo 3: Pronto! Agora você receberá um recibo mostrando que você pagou o imposto.


Lembre-se que estar em dia com o IPVA 2019 RS é muito importante para não ter problemas futuros com o Detran. Ficou com alguma dúvida? Faça um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *