IPVA 2019 RJ → Consulta, Tabela, Como Pagar — (DETRAN RJ)

O IPVA 2019 RJ é um imposto estadual que é cobrado a todos os proprietários de veículos automotores. Isso quer dizer que quem é dono de um carro, moto, caminhão, camioneta e veículos similares deverão contribuir com o imposto, que é cobrado todos os anos e pode ser pago por cota única ou parcelado em três vezes.

O valor varia de acordo com o tipo de veículo e a sua data de fabricação. Para quem é motorista, é muito importante ficar por dentro das informações para não correr o risco de deixar de pagar o imposto, pois o licenciamento do veículo só poderá ser obtido caso o IPVA, DPVAT e os outros tributos do gênero estiverem em dia.

Se você possui automóvel circulando pelas estradas do RJ e deseja conhecer mais a respeito do IPVA Rio de Janeiro, saiba que veio ao site certo. A seguir você confere informações que irão ensinar como realizar a consulta e pagamento do imposto de maneira rápida e segura. Não deixe de ver!

O que é o IPVA 2019 RJ?

O IPVA RJ é a sigla para Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores e passou a ser cobrado no Rio de Janeiro no ano de 1986, seguindo o modelo que acabava de ser implementado em São Paulo. O imposto recai sobre proprietários de veículos automotores que transitam em vias terrestres.

IPVA 2019 RJ

O valor do IPVA 2019 varia de Estado para Estado e detalhes como o tempo do veículo, se ele é novo ou antigo contam no momento do cálculo do imposto, que também se baseia no valor venal do veículo. Parte do valor arrecadado vai para as cidades que registraram os automóveis, de maneira que a outra metade vai diretamente para a Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro – Sefaz RJ.

Leia também:

O imposto é administrado pelo Departamento Estadual de Trânsito, o Detran RJ, e o não pagamento deixará a situação do veículo como irregular. Caso o motorista seja pego nessa situação, ele poderá receber uma multa e ter o veículo apreendido. O pagamento IPVA Rio de Janeiro deverá ser feito dentro dos dias estipulados no calendário, que é divulgado anualmente no próprio site do órgão.

Consulta IPVA 2019 RJ

Para realizar IPVA RJ consulta não será necessário enfrentar filas, pois todo o procedimento é realizado exclusivamente online. Através do site do Detran Rio de Janeiro será possível obter todas as informações relacionadas à situação de seu veículo. Tudo que será necessário é contar com uma boa conexão com a internet e um dispositivo para acessá-la, como computador ou notebook.

Nós trouxemos algumas dicas a seguir para que você possa consultar o IPVA RJ com mais facilidade. Confira:

IPVA 2019 RJ


Passo 1: A primeira coisa a ser feita é acessar a página do Detran IPVA Rio de Janeiro através do endereço eletrônico a seguir: www.detran.rj.gov.br. Dentro de poucos segundos o site do departamento de trânsito carregará completamente.


Passo 2: Agora você deverá clicar na opção IPVA e conferir as orientações da página. Agora escolha a opção Consulta e espere. Nessa página, o motorista deverá informar o número da PLACA e do RENAVAM nos campos indicados. Marque a caixa indicando que você não é um robô e clique em consultar.


Passo 3: Em alguns segundos, uma nova página aparecerá com todas as informações do seu veículo. Incluindo, é claro, o valor a ser pago de impostos. Para não perder tempo, clique na opção para imprimir a Guia de pagamento a fim de emitir o boleto necessário para quitar o tributo.


Tabela IPVA 2019 RJ

IPVA 2019 RJ

O calendário de pagamento IPVA RJ é uma série de informações passadas para os contribuintes para que eles possam saber as datas de pagamento de acordo com o número final da placa de seus veículos. Além disso, o calendário ainda traz informações precisas sobre as datas para pagamentos que serão realizados por cota única ou dividido em três cotas.

Leia também:

Para saber o dia em que o pagamento do IPVA RJ deverá ser feito, é só olhar o final da placa de sua propriedade e comparar com o calendário. Após visualizar essas informações, você saberá a data para quitar a dívida.

Como pagar IPVA 2019 RJ?

IPVA 2019 RJ

O pagamento IPVA RJ poderá ser feito em qualquer agência do Banco do Bradesco. Todo o procedimento é simples e leva apenas alguns minutos. Nós separamos algumas dicas para que você possa realizar o pagamento sem maiores dificuldades. Confira:


Passo 1: Imprima a Guia de Pagamento no site do Detran IPVA Rio de Janeiro. Com essa guia em mãos, pegue os documentos do veículo e vá até uma agência do Bradesco mais próxima de sua casa.


Passo 2: Chegando lá, informe ao funcionário que você deseja pagar o imposto. Ele pedirá o valor e os documentos. Entregue e espere a emissão do recibo.


Passo 3: Assim que o pagamento for realizado você receberá um recibo comprovando a operação. Guarde esse documento.


Pronto! Caso você tenha pago tudo de uma vez, receberá um desconto de até 5% sob o valor total do imposto. Se você escolheu pagar por três cotas, não se esqueça das datas para não atrasar o pagamento.

IPVA RJ Dívida Ativa

A Dívida Ativa é composta por créditos tributários, provenientes do não pagamento de tributos e respectivos adicionais e multas, e de créditos não tributários da Fazenda Pública que, após esgotado o prazo final para pagamento fixado pela lei ou por decisão final em processo administrativo regular, são remetidos à Procuradoria do Estado para inscrição e cobrança por meio do envio de cartas, inicialmente, amigável e, depois, judicial.

Para quitar a dívida é necessário se dirigir à uma agência bancária com a guia de pagamento que vem na carta e fazer o depósito. Em casos de parcelamento, o contribuinte precisa ir até à sede da PGM.

Quem possui dívida ativa, deve tentar quitar tudo assim que possível. Na espera os débitos não deixam de ser corrigidos por juros e multas.

IPVA RJ

No Rio de Janeiro, o Sistema da Dívida Ativa ficou paralisado entre junho e julho de 2018, mas já foi restabelecido em todas as suas funcionalidades, assim o Requerimento de Certidão de Regularidade Fiscal deve ser realizado online através do site https://www.pge.rj.gov.br/divida-ativa/certidao-de-regularidade-fiscal.

Caso ocorra alguma dúvida sobre todo o processo de regularização da dívida ativa, é possível procurar o atendimento presencial da Procuradoria da Dívida Ativa do Estado do Rio de Janeiro (Rua do Carmo, 27, térreo), que funciona das 10h às 16h para atendimento dos contribuintes domiciliados na cidade do Rio de Janeiro. Os demais contribuintes devem se dirigir a uma das sedes regionais da Procuradoria do Estado, conforme o Município em que estejam domiciliados ou entrar em contato através do e-mail dividaativa@pge.rj.gov.br.


Deixar de pagar o IPVA 2019 RJ pode implicar em uma série de consequências negativas para o veículo e seu proprietário. É por isso que é muito importante sempre estar em dia com os impostos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *