IPVA 2019 PR → Consulta, Tabela, Como Pagar — (DETRAN PR)

O IPVA 2019 PR é um tributo anual obrigatório, cobrado para todos os proprietários de veículos automotores que transitam em vias terrestres. Dessa maneira, se você possui um carro, moto, caminhão, por exemplo, terá que pagar o valor de acordo com o ano de fabricação e a idade de sua propriedade.

Deixar de pagar este imposto pode implicar em consequências negativas, como perda de pontos na carteira e a apreensão do veículo. Logo, é essencial ficar sempre atento quanto a situação do seu automóvel, afinal, não será nada legal ter o veículo apreendido em uma blitz do Detran PR por causa de uma irregularidade.

Muitos motoristas não estão familiarizados com o  IPVA Paraná e, por conta disso, elaboramos este artigo repleto de informações e dicas úteis sobre o imposto. A seguir, você aprenderá como realizar a consulta, para que serve o calendário e como realizar o pagamento. Confira!

O que é o IPVA 2019 PR?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, mais conhecido pela sigla IPVA 2019, é um tributo anual obrigatório, que recai sobre todos os motoristas/proprietários de carros, motos, caminhões e veículos similares. O valor do imposto varia de estado para estado, onde o valor venal do veículo é tido como base adjunto de outras características, como modelo do veículo e o seu ano de fabricação.

IPVA 2019 PR

O imposto passou a ser cobrado no Estado de São Paulo no ano de 1985, com o intuito de aumentar a arrecadação do Estado e seus municípios. Um ano depois, o tributo passou a funcionar no Rio de Janeiro e foi sendo implementado em outros Estados, até chegar ao Paraná.

O valor arrecado é dividido e uma metade é enviada para a Secretaria de Fazenda do Estado do Paraná, enquanto a outra parte é passada para as cidades onde os veículos forem registrados. Logo, para saber o valor a ser pago, o motorista deverá acessar o site do Sefaz IPVA PR para ter acesso a essas informações. Saiba mais a seguir.

Consulta IPVA 2019 PR

A consulta do IPVA Paraná pode ser realizada online, através do site do Sefaz do estado. Antigamente, para saber o valor era necessário ir até o órgão e enfrentar uma fila quilométrica. Atualmente, com a ajuda da internet, esse cenário mudou. Tudo que o motorista precisa é de um computador e uma boa conexão com a internet, além das informações do veículo que deseja consultar.

IPVA 2019 PR

Para facilitar ainda mais todo o processo, elaboramos um passo a passo muito simples de ser executo. Basta ler com atenção e seguir todas as orientações e dicas que daremos a seguir. Confira:


Passo 1: Abra uma nova aba em seu navegador e digite o endereço eletrônico a seguir na barra de endereços: www.fazenda.pr.gov.br. Clique em Ir e espere a página carregar.


Passo 2: Agora você poderá visualizar todas as informações da página. No campo localizado no centro da tela, insira as informações pedidas nos campos. Será necessário informar o número do RENAVAM do veículo a ser consultado, a data de pagamento e o código da imagem de controle. Depois de preencher todos os campos, clique em Consultar.


Passo 3: Dentro de poucos segundos você poderá visualizar o valor a ser pago de IPVA no ano consultado.


Lembrando que o IPVA PR 2019 poderá ser pago em cota única ou parcelado em três vezes. Veja qual é a opção de pagamento mais indicada para a sua condição financeira.

Tabela IPVA 2019 PR

IPVA 2019 PR

O calendário de pagamento IPVA Paraná serve para o motorista ter uma noção das datas de pagamento conforme a terminação da placa de seu veículo e a forma como irá pagar o imposto.

Ele foi criado pelo fato das datas de pagamento serem diferentes para quem escolheu pagar de forma única e para quem escolheu pagar de forma parcelada, deste modo ficará mais fácil administrar os valores.

Leia também:

O motorista deverá consultar a tabela IPVA 2019 PR e conferir as informações de acordo com o seu veículo e a forma de pagamento. Dessa forma, ele saberá qual será o dia de pagamento levando em consideração a forma de pagamento que vai ser utilizada.

Como pagar o IPVA 2019 PR?

IPVA 2019 PR

O pagamento IPVA Paraná poderá ser realizado em qualquer agência bancária dessas instituições financeiras: Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Itaú Unibanco. Com a guia de pagamento e os documentos dos veículos, o motorista deverá quitar a sua dívida na unidade mais próxima.

Veja os passos a serem dados a seguir:


Passo 1: Imprima a guia de pagamento no site do Sefaz PR, seguindo os passos que ensinamos no tópico anterior.


Passo 2: Com a guia em mãos, vá até uma agência mais próxima e comunique o interesse em pagar a dívida. Escolha a forma de pagamento e entregue os documentos e o valor para o funcionário.


Passo 3: Assim que o pagamento for concluído, o motorista receberá um recibo comprovando o pagamento do tributo.


Pronto! Se você pagou o IPVA 2019 PR por cota única, só deverá se preocupar com o imposto no ano que vem. Caso tenha escolhido pagar parcelado, não se esqueça das datas de pagamento para não se perder.

IPVA PR Dívida Ativa

A dívida ativa é composta por créditos tributários e não tributários do Estado do Paraná e suas Autarquias, regularmente inscritos na repartição competente, depois de esgotado o prazo fixado para pagamento, pela Lei ou por decisão final em processo regular. O contribuinte é informado por meio do envio de cartas, inicialmente, amigável e, depois, judicial.

Para o pagamento à vista da dívida ativa do Estado, o devedor deverá retirar a guia de recolhimento – GRPR no endereço eletrônico www.fazenda.pr.gov.br ou dirigir-se à Agência de Rendas do domicílio tributário do contribuinte. O pagamento também pode ser parcelado e para isso, o devedor deverá dirigir-se à Procuradoria da Dívida Ativa ou às Procuradorias Regionais sendo necessário o pagamento de honorários advocatícios e das custas processuais. A necessidade de garantia para parcelamento será verificada, dependendo do tipo de crédito, nos termos de cada legislação.

Para pessoas físicas a documentação necessária para a análise do pedido de parcelamento da dívida ativa é a cópia do RG e do CPF, comprovante de residência e do instrumento de mandato, se for o caso, acompanhado com a cópia do RG e CPF do procurador. Já para pessoas jurídicas é solicitada a cópia da Última Alteração Social da empresa, além do RG e CPF do representante legal constante no contrato social e do instrumento de mandato, se for o caso, acompanhado com a cópia do RG e CPF do procurador.


É extremamente importante que o contribuinte fique atento ao pagamento do IPVA PR para manter o veículo regularizado. O atraso pode acarretar sérias consequências negativas para o proprietário e seu veículo. Caso tenha ficado com alguma dúvida, é só deixar um comentário. Se esse artigo te ajudou, compartilhe-o em suas redes sociais para ajudar outras pessoas também!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 4

IPVA 2019 PR → Consulta, Tabela, Como Pagar — (DETRAN PR)

1 respostas para “IPVA 2019 PR → Consulta, Tabela, Como Pagar — (DETRAN PR)”

  • Marketng Digital Moc 6 de dezembro de 2018 às 02:59

    Adoro seu site, sempre voltou e vejo algumas novidades.

    Responder

Deixe um comentário