IPVA 2019 PE → Consulta, Tabela, Como Pagar — (DETRAN PE)

O IPVA 2019 PE é o imposto estadual anual cobrado a todos os motoristas proprietários de veículos automotores que circulam em vias terrestres. O calendário de pagamento já foi divulgado e com isso milhares de contribuintes já estão buscando informações e se preparando para quitar o tributo.

Sem ele, não será possível obter o licenciamento anual de seu veículo, deixando o motorista a merce de penalidades e infrações. Por isso é muito importante estar antenado e por dentro dos detalhes e das informações relacionadas ao tributo.

No conteúdo a seguir mostraremos mais informações sobre o IPVA, como consultar o valor a ser pago e, por fim, como pagar o imposto para se livrar logo dessa dívida. Continue lendo para saber mais!

O que é o IPVA 2019 PE?

O IPVA Pernambuco é a sigla para Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores e recai sobre todos os proprietários de veículos desse gênero. É um imposto estadual onde cada Estado tem total liberdade de adotar seus próprios critérios para o valor do mesmo.

No geral, é adicionado uma alíquota de 3% a 4% sobre o valor venal do veículo, levando em consideração o seu tipo de ano de fabricação. O valor arrecado pelo IPVA 2019 é dividido da seguinte forma: 50% do montante vai para os cofres do Governo Estadual e a outra metade para as cidades que registraram esses veículos.

IPVA 2019 PE

Como é um imposto fixo, o Governo não tem a obrigação de destinar o valor arrecadado para a manutenção de vias, ruas e estradas. Em vez disso, o valor pode ser utilizado para qualquer objetivo do Governo, como a manutenção de hospitais, investimento na saúde, escolas etc.

O que determina a forma como o valor arrecado do IPVA PE será utilizado é o orçamento anual da Secretaria de Fazenda do Estado de Pernambuco (SEFAZ).

Consulta IPVA 2019 PE

A consulta é realizada através da internet, por meio do site do Detran Pernambuco IPVA. Todo o procedimento é bem simples e não leva mais do que alguns segundos. O motorista precisará ter acesso a uma boa conexão com a internet e ter um computador ou um notebook para faze-la.

É possível acessar através de um smartphone também, mas contar com uma tela maior e um teclado será melhor para concluir as etapas necessárias. Veja as dicas que separamos para vocês a seguir:

IPVA 2019 PE

 


Passo 1: Com o navegador aberto, abra uma nova aba e acesse o endereço eletrônico a seguir: www.detran.pe.gov.br. Essa é a página oficial do Detran PE, onde será possível obter uma série de informações sobre a situação atual de seu veículo.


Passo 2: O próximo passo é informar o número da Placa no campo indicado, localizado no menu superior localizado no lado esquerdo da tela. Depois de inserir essa informação, clique em OK.


Passo 3: Uma nova página se abrirá e nela será possível consultar todas as informações relacionadas aos impostos de seu veículo. Assim, será possível verificar o valor a ser pago do IPVA Pernambuco 2019 e uma série de outras informações.


Tabela IPVA 2019 PE

IPVA 2019 PE

O calendário de pagamento IPVA PE tem uma utilidade muito importante na vida dos contribuintes. Isso porque a tabela traz todas as informações relacionadas ao pagamento do imposto, com as datas para o pagamento de acordo com o final da placa dos veículos e a forma escolhida para quitar o tributo.

O Detran IPVA Pernambuco pode ser pago de duas maneiras distintas. São elas:

  • Cota única: o motorista poderá obter um desconto sobre o valor total da dívida;
  • Parcelada: por meio do parcelamento o motorista poderá dividir o imposto em até três vezes.

E a forma como o imposto será pago, de uma única ou parceladamente, terá um dia diferente para ser pago. Para isso serve o calendário, justamente para informar o motorista sobre os dias que o IPVA Pernambuco deverá ser pago em suas situações.

Como pagar IPVA 2019 PE

IPVA 2019 PE

O IPVA PE pagamento poderá ser realizado em qualquer agência bancária. Tudo que será necessário será a guia de pagamento/guia de recolhimento e os documentos do veículo.

Para pagar o imposto corretamente o motoristas deverá seguir os seguintes passos ensinados a seguir. Confira:


Passo 01: Imprimir a guia. o motorista deverá acessar o site do Detran IPVA PE e emitir uma segunda via do imposto. Faça uma nova consulta e imprima o documento, conforme ensinamos no tópico anterior.


Passo 02: Com o boleto e os documentos do veículo em mãos, vá até uma agência bancária mais próxima de sua casa e informe o desejo de pagar o tributo.


Caso tenha escolhido pagar por cota única, você poderá obter um desconto sobre a dívida.

Leia também:

Depois de pagar, o motorista receberá um recibo comprovando a operação. Guarde esse documento pois ele poderá ser útil futuramente. Ao pagar o IPVA 2019 Pernambuco, você estará apto a transitar pela cidade sem correr riscos de ter problemas com o Detran.

É importante ressaltar caso o proprietário do veiculo automotor atrase o pagamento do IPVA Pernambuco receberá um comunicado pelo correio com um prazo para acertar a dívida, caso o mesmo, não demonstre interesse ele estará sujeito a diversas complicações como multas reboque do veiculo e perda de pontos na Carteira de Habilitação, além disso ele poderá ter o nome incluído na dívida ativa, que é uma execução fiscal onde ele poderá até mesmo perder o veiculo.

IPVA PE Dívida Ativa

A dívida ativa nada mais nada menos que é a de juros dentro das dividas que estão pendentes com o Governo municipal, estadual ou federal. Saiba se você tem dividas pendentes entrando no site do Sefaz do estado de Pernambuco, pois dentro dele reunirá todas as informações de todas as pessoas cadastradas no sistema que possuam algum tipo de débito com o estado.

Os devedores inscritos na dívida ativa do IPVA PE 2019 deverão entrar no site da Secretaria da Fazenda para resolver as situações de pagamentos pendentes, pois caso não realize a quitação desse pagamento, não será possível você realizar nenhum tipo de serviço como transferências ou realizar o licenciamento do seu veiculo.

IPVA 2019 PE

Os créditos tributários dos inscritos da dívida ativa poderão estar sendo quitados por meio da data estabelecida pela Sefaz, desta forma, Veja todas as informações no site, no qual encontrarão além da data os seguintes assuntos:

  • Auto de infração de ICMS;
  • Notificação de Debito de IPVA;
  • Notificação de Debito Automática;
  • Notificação de Debito Automática;
  • Notificação de Débitos de ICMS;
  • Regularização de Débitos.

Não serão divulgados créditos tributários objetos de:

  • Parcelamento regular;
  • Garantia integral em ação judicial;
  • Suspensão da exigibilidade;
  • Inclusão em cronograma de pagamento de transação e termo de acordo de entrega futura e parcelada de bens adjudicados.

Você poderá realizar esse procedimento por meio do:

  • Site da SEFAZ – (www.sefaz.pe.gov.br)
  • Site do DETRAN – (www.detran.pe.gov.br)

Você também poderá ligar para o telefone – (08002851244). Ou vá em alguma agência da Receita Estadual mais próxima a você.


Caso tenha ficado com alguma dúvida a respeito do IPVA 2019 PE ou queira compartilhar alguma experiência, deixe um comentário para que possamos te ajudar. Boa sorte!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.7
Total de Votos: 9

IPVA 2019 PE → Consulta, Tabela, Como Pagar — (DETRAN PE)

Deixe um comentário