IPVA 2019 MT → Consulta, Tabela, Como Pagar — (DETRAN MT)

O IPVA 2019 MT é um imposto cobrado pelo Governo do Estado e muito conhecido por quem possui um veículo automotor, como motos, carros, caminhões e similares. Seu pagamento é obrigatório e essencial para renovar o licenciamento de seu veículo.

Com a divulgação do calendário de pagamento, muitos motoristas precisam ficar alertas para pagar o tributo. Caso contrário, poderão sofrer penalidades e consequências junto ao Detran MT.

Para ajudá-los a entender melhor o funcionamento do IPVA, separamos uma série de informações importantes e essenciais para todos os motoristas do Mato Grosso. Se você possui um carro, moto, caminhão etc, continue lendo pois as informações a seguir serão de muita utilidade. Confira!

O que é o IPVA 2019 MT?

O IPVA MT é a sigla para Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores do Estado de Mato Grosso. O tributo é cobrado em cada Estado brasileiro, podendo ter regras variadas de acordo com cada região.

É cobrado através do Departamento Estadual de Trânsito (Detran MT) ou por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz MT) e o valor arrecadado não é destinado exclusivamente para a manutenção de estradas e rodovias, como muitos motoristas pensam.

IPVA 2019 MT

Criado em 1985, em São Paulo, metade do valor arrecado pelo IPVA 2019  é repassado para os cofres municipais das cidades que registraram os veículos. Do valor que fica para o Estado, os recursos são aplicados de acordo com o orçamento e o planejamento realizado pela Secretaria da Fazenda.

Leia também:

O valor a ser cobrado é baseado no valor venal do veículo. Dessa maneira, é aplicada uma alíquota que pode chegar a 4% do valor total do veículo de sua propriedade.

O pagamento poderá ser realizado de uma única vez, através de cota única, ou por meio do parcelamento. Os motoristas que optarem pela primeira opção terão um desconto sobre o valor total cobrado.

Consulta IPVA 2019 MT

A consulta poderá ser realizada de forma rápida e prática, através do site do Detran MT. O departamento estadual de trânsito mantém uma ferramenta online onde é possível, com apenas alguns cliques, obter todas as informações relacionadas a seu veículo.

Por meio da ferramenta é possível, inclusive, consultar a situação atual de qualquer veículo, desde que o usuário tenha o número do RENAVAM e do CHASSI do veículo.

IPVA 2019 MT

Para ajudá-los ainda mais, elaboramos um passo a passo muito fácil de ser seguido. Confira abaixo:


Passo 1: O primeiro passo é acessar o site da Sefaz MT por meio do endereço a seguir: www.sefaz.mt.gov.br. Nessa página será possível acessar a uma série de ferramentas e informações relacionadas ao imposto.


Passo 2: Clique na opção “Consulta Extrato IPVA” e espere a nova página carregar. Nessa página, você deverá informar o número do CHASSI ou RENAVAM, além do ano de referência e um código exporto em uma imagem ao lado. Depois de preencher todos os campos, clique em “Consultar”.


Passo 3: Dentro de poucos segundos o sistema mostrará extrato do IPVA do veículo consultado no ano correspondente. Nessa própria página será possível emitir a guia de pagamento.


Tabela IPVA 2019 MT

IPVA 2019 MT

O calendário de pagamento do IPVA MT tem um papel muito importante na vida dos contribuintes mato grossenses. Isso porque o calendário traz informações relativas as datas de pagamento, levando em consideração o número da placa dos veículos e a forma de pagamento escolhida.

O motorista poderá escolher uma das duas opções de pagamento: cota única ou cotas separadas. Ao pagar de uma única vez, o motorista poderá usufruir de um desconto. Ao escolher pagar de forma parcelada, o desconto não é aplicado.

Leia também:

O Detran MT divulga o calendário de pagamento no início de cada ano para que os motoristas se programem para quitar o tributo. Para saber, basta olhar o número final da placa de seu veículo e a forma de pagamento para saber o dia exato para a quitação.

Como pagar IPVA 2019 MT?

IPVA 2019 MT

O pagamento poderá ser realizado em qualquer unidade bancária, desde que o motorista esteja com a guia de pagamento em mãos. O primeiro passo é imprimir o guia, processo que poderá ser realizado no próprio site da Sefaz MT.

Com a guia de recolhimento do imposto em mãos, o próximo passo é ir até uma agência bancária mais próxima de sua residência.

Ao chegar na agência, informe o desejo de pagar o IPVA do seu veículo. Entregue a guia e o valor a ser pago ao funcionário. Ele irá processar o pagamento e entregará um recibo comprovando a operação.

Pronto! Se você escolheu quitar o imposto por cota única, então deverá se preocupar em pagar o IPVA apenas no ano que vem. Se o motorista for pagar parceladamente, é importante se atentar ao calendário de pagamento para não atrasar.

Lembrando que o pagamento via cota única sai mais em conta para os motoristas, que poderão usufruir de um desconto sob o valor total da dívida.

IPVA MT Dívida Ativa

Agora que já foi informado, você que tem um veículo emplacado no estado do Mato Grosso  já sabe que pagar o IPVA é obrigação entre todos os condutores brasileiros. Os motoristas que atrasarem o pagamento do IPVA MT estarão sujeitos a consequências negativas como, acréscimo de multas e juros no valor total da dívida. Quanto mais o cidadão adiar o pagamento, mais aumenta a chance de ter seu nome inscrito na dívida ativa.

A Dívida Ativa é composta por créditos tributários, provenientes do não pagamento de tributos e respectivos adicionais e multas, e de créditos não tributários da Fazenda Pública que, após esgotado o prazo final para pagamento fixado pela lei ou por decisão final em processo administrativo regular, são remetidos à Procuradoria do Estado para inscrição e cobrança.

Se o veículo tiver débitos inscritos na Dívida Ativa, não será permitido efetuar nenhum serviço de Transferência ou Licenciamento sem a quitação desses pagamentos atrasados. ​​O motorista também ficará impedido de ter cartão de crédito ou cheque especial, fazer financiamentos e comprar bens por meio de crediário.

IPVA 2019

Agora, a PGE, com o objetivo de facilitar a vida das pessoas inscritas em dívida ativa estadual, disponibiliza no site da SEFAZ o boleto para pagamento, que poderá ser impresso diretamente pelo devedor e pago em qualquer instituição bancária.

Se o devedor desejar parcelar seu débito ou requerer algum benefício especial como remissão, aplicável somente a determinados débitos, deverá comparecer pessoalmente na Procuradoria Geral do Estado – PGE.

Abaixo, seguem as leis que regem a Dívida Ativa.

  • Lei nº 10.026 de 27 de dezembro de 2013;
  • Lei nº 10.297 de 09 julho de 2015.

Sobre o IPVA 2019 MT, a nossa dica é que você pague de uma única vez, para poder usufruir do desconto oferecido. Caso você queira compartilhar alguma experiência ou esteja com dúvidas, deixe um comentário para que a gente possa te ajudar. Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *