IPVA 2019 MG → Consulta, Tabela, Como Pagar — (DETRAN MG)

O IPVA 2019 MG é um imposto que cai sobre todos os proprietários de veículos automotores. Nessa classificação estão incluídos: carros, motos, camionetas, caminhões, ônibus, micro-ônibus e veículos similares. O pagamento é anual e o valor varia de alguns fatores, como o tempo do veículo e o seu ano de fabricação.

Deixar de pagá-lo pode trazer uma série de consequências negativas para o proprietário do veículo, como multas na carteira e a apreensão do veículo. Para não correr riscos, é importante regularizar a situação do seu automóvel sempre que possível.

Alguns motoristas do estado de MG têm algumas dúvidas relacionadas aos impostos de veículos da região, e para auxiliá-los, reunimos abaixo uma série de informações importantes acerca do IPVA Minas Gerais. Saiba mais nos tópicos a seguir e não deixe nenhuma dica importante passar despercebida.

O que é o IPVA 2019 MG?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é um imposto criado a partir do ano de 1985 para a arrecadação de impostos para o Estado e para as cidades que registraram os veículos. O IPVA Minas Gerais é cobrado anualmente e pode ser pago de duas maneiras distintas:

IPVA 2019 MG

  • Cota única: obtendo um desconto que pode chegar a 10% em alguns Estados.
  • Parcelado:  parceladamente em 3 vezes.

De acordo com a forma de pagamento escolhida, a data para quitar o imposto varia. Por isso que o calendário de pagamento IPVA 2019 é tão importante, pois através das informações será possível saber a data exata de acordo com o número final da placa de seu veículo.

Leia também:

Do valor arrecado, 50% vai diretamente para os cofres do Estado e a outra parte vai para o município que registrou o veículo. O valor do IPVA MG não tem uma distinção certa e poderá ser utilizado tanto para a construção de novas pistas, manutenção de serviços públicos etc. O imposto é administrado pela Secretaria do Estado de Fazenda de Minas Gerais.

Consulta IPVA 2019 MG

A consulta é realizada na internet, por meio do site do Sefaz IPVA MG. O procedimento é simples e leva apenas alguns segundos, não havendo nenhum tipo de burocracia para consultar o valor a ser pago do imposto.

Para você aprender de uma vez por todas como consultar o valor do imposto, confira as dicas que trouxemos para auxiliá-lo durante o procedimento. Vamos lá:

IPVA 2019 MG


Passo 1: A primeira etapa é abrir uma nova aba em seu navegador e digitar o endereço dessa página do Sefaz Minas Gerais no campo indicado: www.ipva1.fazenda.mg.gov.br. Aguarde a página carregar completamente.


Passo 2: Nessa página, o motorista terá a opção de realizar a consulta pelo RENAVAM do veículo. Tenha este número em mãos para prosseguir.


Passo 3: Insira o número do RENAVAM no campo indicado e escolha o ano de exercício. Após selecionar o ano, clique em Continuar.


Passo 4: Agora você poderá consultar o valor a ser pago do IPVA MG por ano de exercício.


Nessa mesma página será possível imprimir a guia de pagamento para que você possa estar pagando o imposto em qualquer agência bancária ou casa lotérica.

Tabela IPVA 2019 MG

IPVA 2019 MG

O calendário de pagamento IPVA Minas Gerais é uma série de informações relacionadas aos dias de pagamento do imposto de acordo com o final da placa dos veículos.

É uma forma do contribuinte se informar e saber, exatamente, qual será a data para pagamento de acordo com o número final da placa de sua propriedade e a forma escolhida pra pagar o tributo.

Leia também:

Isso porque será possível pagar o IPVA MG de duas maneiras distintas: uma é por cota única, podendo receber um desconto de 3% sob o valor total da dívida, e a outra é por meio do parcelamento em três cotas.

Para cada tipo de pagamento há uma série de datas distintas relacionadas ao número final da placa. Por isso que acessar o calendário de pagamento é tão importante para quem para o IPVA Minas Gerais.

Como pagar IPVA 2019 MG?

IPVA 2019 MG

O pagamento poderá ser realizado em qualquer agência do Bradesco, Itaú, Banco do Brasil e Caixa. O motorista deverá imprimir a guia de pagamento no próprio site do Detran IPVA MG.

Com a guia de pagamento em mãos, siga os passos a seguir:


Passo 1: Pegue os documentos do veículo, o valor do IPVA Minas Gerais e a guia e vá até uma agência bancária mais próxima de sua residência.


Passo 2: Chegando lá, informe que você deseja pagar o imposto. Informe a forma de pagamento desejada e o valor a ser pago. O funcionário vai conferir as informações e isso pode levar alguns minutos. Caso tudo esteja dentro da ordem, você receberá um comprovante indicando o pagamento do imposto.


Guarde esse comprovante em um local seguro pois ele poderá ser útil futuramente. Caso você tenha escolhido pagar em cotas, não perca a data dos próximos pagamentos.

O IPVA 2019 MG é um imposto obrigatório cobrado anualmente. Os motoristas, geralmente, pagam o tributo no início do ano e sem ele não será possível licenciar o veículo. Caso queira compartilhar alguma experiência ou tirar dúvidas, deixe um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *