IPVA 2019 DF → Consulta, Tabela, Como pagar — (DETRAN DF)

Muita gente já está se preparando para o pagamento do IPVA 2019 DF. Isso porque o Detran já divulgou o calendário de pagamento com as datas, indicando os dias para quitar o tributo e deixar o seu veículo devidamente regularizado para transitar sem maiores problemas.

Cobrado todos os anos, o imposto estadual pode ser pago de uma vez, por cota única, ou parceladamente, por três cotas. Deixar de pagá-lo poderá implicar em consequências negativas que, entre outras penalidades, poderá resultar em perda de pontos.

Por isso é preciso ficar esperto. E para ajudá-lo a se inteirar mais sobre o assunto, trouxemos uma série de dicas e informações úteis sobre o IPVA. Continue lendo para entender como funciona o imposto e muito mais!

O que é o IPVA 2019 DF?

O IPVA Distrito Federal é a sigla para Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, sendo um tributo cobrado todos os anos junto com o DPVAT e o Licenciamento. Inclusive, só é possível deixar o veículo regularizado após o pagamento deste tributo.

IPVA 2019 DF

O imposto foi criado no ano de 1985 no Estado de São Paulo e a partir daí outros Estados passaram a incorporar o tributo em seus departamentos de trânsito. O valor cobrado varia de Estado para Estado, e no Distrito Federal é levado em consideração o valor venal do veículo, o seu ano de fabricação e o tipo de veículo.

Leia também:

Metade do valor arrecadado vai diretamente para os cofres estaduais e a outra parte para os municípios que registraram os veículos. O tributo é administrado pela Secretaria da Fazenda do Estado do Governo de Brasília (SEF) e recolhido pelo Departamento Estadual de Trânsito, o Detran IPVA DF .

Consulta IPVA 2019 DF

A IPVA Distrito Federal consulta é bem simples de ser executa, porque todo o procedimento é realizado exclusivamente por meio da internet. Através do site do Detran DF, o motorista poderá obter uma série de informações acerca de seu veículo. Não será mais necessário esperar horas, algumas vezes dias, para obter uma simples informação.

Tudo que o motorista precisará é de acesso à internet e um bom computador, além de estar com os documentos de sua propriedade perto. Depois disso, deverá seguir as dicas que separamos:

IPVA 2019 DF


Passo 1: A primeira coisa a ser feita é abrir uma nova aba em seu navegador e acessar a página de consulta no site do Detran Distrito Federal. O endereço é esse: www.detran.df.gov.br. Espere a página carregar completamente.


Passo 2: Nessa página será preciso informar o número da PLACA e do RENAVAM do veículo que deseja consultar. Insira essas informações no campo indicado e depois clique em Consultar.


Passo 3: Em alguns segundos uma nova página será carregada e mostrará todas as informações relacionadas à situação do veículo. Dessa maneira, caso o carro, moto, caminhão, dentre outros tenham algumas dívidas pendentes, será possível observar, inclusive o valor a ser pago de IPVA DF.


Tabela IPVA 2019 DF

IPVA 2019 DF

O calendário de pagamento IPVA Distrito Federal tem como principal objetivo informar os contribuintes a respeito dos dias correspondentes ao pagamento do imposto de acordo com a terminação da placa de seus veículos.

Além disso, o calendário leva em consideração a forma escolhida de pagamento. Isso porque as datas diferem levando em conta a maneira escolhida pelo motorista para quitar o tributo.

O motorista tem a opção de pagar o IPVA DF em duas maneiras diferentes. São elas:

  • Cota Única: de uma só vez,  onde é possível obter um desconto de até 5% sob o valor total do imposto;
  • Parcelada: parcelar o valor em três meses.

Por meio da “IPVA Distrito Federal tabela” será possível saber os dias que o imposto poderá ser pago, de acordo com a forma de pagamento escolhida e o número final da placa do veículo.

Como pagar IPVA 2019 DF?

IPVA 2019 DF

Assim como na consulta, realizar o pagamento IPVA DF é muito simples. E para facilitar ainda mais o procedimento, abaixo separamos um rápido guia explicativo que irá tirar todas as suas dúvidas. Acompanhe:


Passo 1: O primeiro passo a ser dado é imprimir a guia de pagamento no próprio site do Detran do Distrito Federal. Basta que o motorista acesse o endereço: www.fazenda.df.gov.br/area.cfm?id_area=40.


Passo 2: Em seguida, insira o número do RENAVAM e escolha o ano de exercício, o tipo de emissão e a forma como deseja realizar a consulta. Clique em Executar depois de inserir todas as informações.


Passo 03: Na próxima página será possível visualizar o valor a ser pago. Clique em imprimir a segunda via do documento.


Leia também:

Com a guia e os documentos do automóvel em mãos, vá até a uma agência bancária mais próxima de sua residência e informe que você deseja realizar o IPVA DF pagamento.

Entregue os documentos, a guia e o valor a ser pago. Assim que a operação for concluída, você receberá um documento comprovando o pagamento. Lembrando que o pagamento feito de uma única vez permite que o motorista obtenha um desconto sob o valor total da dívida.

IPVA DF Dívida Ativa

Como foi esclarecido acima, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA DF) é um tributo estadual que incide sobre os brasileiros que têm um veículo registrado em seu nome. Deixar de pagar este imposto pode trazer consequências negativas, como restrições no CPF, multas, apreensão do veículo e a inscrição em dívida ativa.

IPVA 2019 DF

Caso você possua débito inscrito em Dívida Ativa junto ao Governo do Distrito Federal pode optar por pagamento à vista ou parcelado. Leia mais:

  • PAGAMENTO À VISTA:

1 – Emitir o DAR – Documento de Arrecadação:
Via presencial: PGDF (Gerência de Cobrança Administrativa e Atendimento);
Agências de Atendimento da Secretaria de Estado de Fazenda;
Agências do Na Hora.

2 – Pagar o valor na rede bancária.
3 – Aguardar 2 dias para processamento do pagamento pela SEF.
4 – Emitir certidão negativa de dívida junto ao GDF.

  • PAGAMENTO PARCELADO:

Solicitação do parcelamento:
QUEM: somente o interessado com competência legal.
Cidadão: o proprietário do imóvel, do veículo ou o profissional autônomo (ISS), seus procuradores, ou o responsável solidário pelo débito.
Empresa: o sócio-gerente, o responsável da empresa, seus procuradores, ou o responsável solidário pelo débito.
ONDE:
Via presencial: PGDF (Gerência de Cobrança Administrativa e Atendimento);
Agências de Atendimento da Secretaria de Estado de Fazenda;
Agências do Na Hora.

  • DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A QUITAÇÃO:

Contribuinte – Pessoa FÍSICA:

a) Carteira de Identidade;
b) Cartão de Identificação do Contribuinte – CPF;
c) Sentença Judicial de Inventário, quando for o caso, ou Certidão de Óbito acompanhada de prova da situação de sucessor;
d) Cópia do Auto de Infração e de Apreensão, quando se tratar de débito apurado em ação fiscal;
e) Termo de Desistência e Renúncia a qualquer ação ou impugnação administrativa ou judicial.

Do PROCURADOR, no caso de requerimento feito mediante procuração:
a) Procuração Pública ou Particular com assinatura reconhecida em Cartório do Distrito Federal;
b) Carteira de Identidade;
c) Cartão de Identificação do Contribuinte – CPF.

Obs: Todas as cópias deverão ser autenticadas ou acompanhadas dos respectivos originais.


Deixar o veículo em dia é uma das melhores sensações que existem. E para não enfrentar problemas futuros com o Detran Distrito Federal, é melhor deixar tudo pago para não ter dor de cabeça. Dúvidas em relação ao IPVA 2019 DF? Fale conosco deixando um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *