IPVA 2019 DF → Consulta, Tabela, Como Pagar — (DETRAN DF)

Muita gente já está se preparando para o pagamento do IPVA 2019 DF. Isso porque o Detran já divulgou o calendário de pagamento com as datas, indicando os dias para quitar o tributo e deixar o seu veículo devidamente regularizado para transitar sem maiores problemas.

Cobrado todos os anos, o imposto estadual pode ser pago de uma vez, por cota única, ou parceladamente, por três cotas. Deixar de pagá-lo poderá implicar em consequências negativas que, entre outras penalidades, poderá resultar em perda de pontos.

Por isso é preciso ficar esperto. E para ajudá-lo a se inteira mais sobre o assunto, trouxemos uma série de dicas e informações úteis acerca do IPVA. Continue lendo para entender como funciona o imposto e muito mais!

O que é o IPVA 2019 DF?

O IPVA Distrito Federal é a sigla para Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, sendo um tributo cobrado todos os anos junto com o DPVAT e o Licenciamento. Inclusive, só é possível deixar o veículo regularizado após o pagamento deste tributo.

IPVA 2019 DF

O imposto foi criado no ano de 1985 no Estado de São Paulo e a partir daí outros Estados passaram a incorporar o tributo em seus departamentos de trânsito. O valor cobrado varia de Estado para Estado, e no Distrito Federal é levado em consideração o valor venal do veículo, o seu ano de fabricação e o tipo de veículo.

Leia também:

Metade do valor arrecadado vai diretamente para os cofres estaduais e a outra parte para os municípios que registraram os veículos. O tributo é administrado pela Secretaria da Fazenda do Estado do Governo de Brasília (SEF) e recolhido pelo Departamento Estadual de Trânsito, o Detran IPVA DF .

Consulta IPVA 2019 DF

A IPVA Distrito Federal consulta é bem simples de ser executa, porque todo o procedimento é realizado exclusivamente por meio da internet. Através do site do Detran DF o motorista poderá obter uma série de informações acerca de seu veículo. Não será mais necessário esperar horas, algumas vezes dias, para obter uma simples informação.

Tudo que o motorista precisará é de acesso à internet e um bom computador, além de estar com os documentos de sua propriedade perto. Depois disso, deverá seguir as dicas que separamos:

IPVA 2019 DF


Passo 1: A primeira coisa a ser feita é abrir uma nova aba em seu navegador e acessar a página de consulta no site do Detran Distrito Federal. O endereço é esse: www.detran.df.gov.br. Espere a página carregar completamente.


Passo 2: Nessa página será preciso informar o número da PLACA e do RENAVAM do veículo que deseja consultar. Insira essas informações no campo indicado e depois clique em Consultar.


Passo 3: Em alguns segundos uma nova página será carregada e mostrará todas as informações relacionadas a situação do veículo. Dessa maneira, caso o carro/moto/caminhão/etc tenha algumas dívidas pendentes será possível observar. Inclusive o valor a ser pago de IPVA DF.


Tabela IPVA 2019 DF

IPVA 2019 DF

O calendário de pagamento IPVA Distrito Federal tem como principal objetivo informar os contribuintes a respeito dos dias correspondentes ao pagamento do imposto de acordo com a terminação da placa de seus veículos.

Além disso, o calendário leva em consideração a forma escolhida de pagamento. Isso porque as datas diferem levando em conta a maneira escolhida pelo motorista para quitar o tributo.

O motorista tem a opção de pagar o IPVA DF em duas maneiras diferentes. São elas:

  • Cota Única: de uma só vez,  onde é possível obter um desconto de até 5% sob o valor total do imposto;
  • Parcelada: parcelar o valor em três meses.

Por meio da IPVA Distrito Federal tabela será possível saber os dias que o imposto poderá ser pago, de acordo com a forma de pagamento escolhida e o número final da placa do veículo.

Como pagar IPVA 2019 DF?

IPVA 2019 DF

Assim como na consulta, realizar o pagamento IPVA DF é muito simples. E para facilitar ainda mais o procedimento, abaixo separamos um rápido guia explicativo que irá tirar todas as suas dúvidas. Acompanhe:


Passo 1: O primeiro passo a ser dado é imprimir a guia de pagamento no próprio site do Detran do Distrito Federal. Basta que o motorista acesse o endereço: www.fazenda.df.gov.br/area.cfm?id_area=40.


Passo 2: Em seguida, insira o número do RENAVAM e escolha o ano de exercício, o tipo de emissão e a forma como deseja realizar a consulta. Clique em Executar depois de inserir todas as informações.


Passo 03: Na próxima página será possível visualizar o valor a ser pago. Clique em imprimir a segunda via do documento.


Leia também:

Com a guia e os documentos do automóvel em mãos, vá até a uma agência bancária mais próxima de sua residência e informe que você deseja realizar o IPVA DF pagamento.

Entregue os documentos, a guia e o valor a ser pago. Assim que a operação for concluída, você receberá um documento comprovando o pagamento. Lembrando que pagar de uma única vez permite que o motorista obtenha um desconto sob o valor total da dívida.

Deixar o veículo em dia é uma das melhores sensações que existe. E para não enfrentar problemas futuros com o Detran Distrito Federal, é melhor deixar tudo pago para não ter dor de cabeça. Dúvidas em relação ao IPVA 2019 DF? É só fazer um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *