IPVA 2019 CE → Consulta, Tabela, Como Pagar — (DETRAN CE)

O IPVA 2019 CE é o imposto estadual que recai sobre todos os proprietários de veículos automotores do Brasil. Cada Estado possui suas próprias regras sobre o recolhimento do tributo, que é administrado pela Secretaria de Fazenda do Estado em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran CE).

O valor do imposto vai depender das regras, mas a alíquota venal do veículo é levada em consideração no momento do cálculo. Deixar de pagar não é uma opção, pois as consequências são severas para o motorista, que poderá perder pontos na carteira e ter o veículo impedido de circular.

Por conta disso, é muito importante estar ciente do funcionamento do IPVA, sabendo como consultar o valor e realizar o pagamento. Veja essas e outras informações nos tópicos a seguir e não deixe que nenhuma dica importante passe despercebida. Vamos la!

O que é o IPVA 2019 CE?

IPVA Ceará é a sigla para Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. É um imposto estadual obrigatório e que é cobrado todos os anos a todos os motoristas que são proprietários de algum veículo automotor. O valor cobrado no imposto depende de alguns fatores, como o valor venal do veículo e o seu ano de fabricação.

IPVA 2019 CE

A arrecadação do imposto é administrada pelo Sefaz CE e metade do que é arrecadado vai diretamente para os cofres estaduais. Outra parte do valor vai para as cidades que registraram esses veículos. Dessa forma, o contribuinte estará ajudando para a melhoria de serviços públicos, tanto em seu Estado quanto para a cidade que registrou o automóvel.

Leia também:

Deixar de pagar o IPVA 2019 impedirá a regularização do veículo. E caso o motorista seja pego com o licenciamento do veículo atrasado, poderá sofrer penalidades, como perder pontos na carteira e ser multado, além do recolhimento do automóvel.

Consulta IPVA 2019 CE

A IPVA CE consulta é realizada através do site do Detran do estado, órgão que administra e cuida de todas as questões relacionadas ao trânsito e veículos no Ceará. O processo é simples e o motorista não vai enfrentar qualquer burocracia, pois todo o procedimento será realizado no ambiente virtual.

Será necessário possuir uma boa conexão com a internet e um computador ou notebook, além de estar com os documentos do automóvel a ser consultado em mãos.

Para ajudá-los ainda mais, elaboramos um passo a passo muito simples de ser executado. Saiba mais a seguir:

IPVA 2018 CE


Passo 1: Primeiramente você deverá acessar o endereço do link que disponibilizamos a seguir: www.sefaz.ce.gov.br. Aperte em Ir e espere alguns segundos.


Passo 2: Aguarde o carregamento completo até ser redirecionado para a página de consulta de débitos do IPVA Ceará.


Passo 3: Uma janela aparecerá e nela você deverá preencher os campos com as informações solicitadas. Depois de preencher tudo corretamente, clique em ‘Ok’.


Passo 4: Em alguns instantes, o sistema retornará com informações relacionadas ao veículo consultado.


Ainda nesta página será possível, entre outras coisas, visualizar o valor a ser pago do Sefaz IPVA CE e imprimir a guia para poder realizar o pagamento.

Tabela IPVA 2019 CE

IPVA 2019 CE

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

O calendário de pagamento IPVA Ceará serve para informar os contribuintes sobre quais serão os dias para o pagamento ser realizado de acordo com a terminação da placa de suas propriedades e forma escolhida de pagamento. Isso porque as datas diferem conforme a forma de pagamento adotada.

Leia também:

O motorista tem a opção de pagar o imposto por uma única cota, onde é possível obter um desconto de até 5% sob o valor total do imposto, ou então parcelar o valor em três cotas distintas. Por meio do calendário será possível saber os dias que o imposto poderá ser pago, de acordo com a forma de pagamento escolhida e o número final da placa do veículo.

Como pagar IPVA 2019 CE?

IPVA 2019 CE

O pagamento IPVA CE poderá ser feito em qualquer agência dos principais bancos brasileiros. Para realizá-lo, será necessário escolher se pagará de uma única vez ou por cotas. Então, o motorista deverá imprimir a guia de pagamento no próprio site do Detran Ceará.

Com a guia e os documentos do veículo em mãos, o motorista deverá ir até uma unidade dos bancos:

  • Itaú;
  • Bradesco;
  • BB;
  • Caixa;
  • Outros.

Chegando em uma destas agências, basta informar que deseja quitar o imposto. A atendente pegará os documentos e irá conferir se está tudo certo.

Caso esteja, será solicitado o valor para realizar o pagamento do imposto. Após essa operação, um recibo será emitido e o proprietário do veículo poderá renovar o licenciamento de sua propriedade.

Apenas em alguns casos os motoristas cearenses não precisam pagar o IPVA CE. Esses casos são:

  • Veículos terrestres fabricados há mais de 20 anos;
  • Taxistas autônomos (veículos pertencentes a frotas pagam o IPVA);
  • Veículos adaptados para deficientes físicos;
  • Veículos de sindicatos de trabalhadores, consulados, entidades
    assistenciais e igrejas;
  • Máquinas agrícolas;
  • Ônibus de transporte urbano;
  • Aeronaves e embarcações fabricadas há mais de 30 anos.

Para os demais, deixar de pagar o tributo poderá acarretar em punições e penalidades que vão desde a perda de pontos na carteira até a possibilidade de ter o veículo apreendido.

IPVA CE Dívida Ativa

É fundamental que o contribuinte pague o IPVA CE dentro do prazo estabelecido, senão poderá ser inscrito na dívida ativa. Caso ocorra o atraso e o não pagamento, e, como resultado, a inscrição na dívida ativa, o valor do IPVA será acrescido de multa de 0,15% por dia de atraso, ficando acumulada, no máximo, em 15%, incorrendo também a cobrança de juros que incidirão sobre o valor principal.

O motorista precisa ficar atento que o não recebimento do boleto único nos prazos estabelecidos pela legislação não implica em dispensa das penalidades cabíveis.  O documento pode ser obtido através da internet no endereço www.sefaz.ce.gov.br, na seção de serviços, ou procurar qualquer CEXAT- Célula de Execução da Administração Tributária, em Fortaleza ou no interior do estado.

No site do Detran CE é possível fazer consultas sobre a dívida ativa do IPVA 2019 CE. Acesse http://central.detran.ce.gov.br/ e fique por dentro de todo o processo administrativo do seu veículo.

IPVA 2019 CE

O pagamento poderá ser realizado à vista ou por meio de parcelamento. Para maiores esclarecimentos o contribuinte pode entrar em contato com o Detran CE ou com o Plantão Tributário do Sefaz CE, através do telefone 0800-7078585.


Muita gente já está se preparando para pagar o IPVA 2019 CE neste ano. A nossa dica é que você pague de uma única vez, para poder usufruir do desconto oferecido pelo Detran CE. Caso você queira compartilhar alguma experiência ou esteja com dúvidas, deixe um comentário para que a gente possa te ajudar. Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *