IPVA 2019 AL → Consulta, Tabela, Como Pagar — (DETRAN AL)

O calendário de pagamento do IPVA 2019 AL já foi divulgado pelo governo alagoano e com isso milhares de motoristas, como em todo o Brasil, já estão se preparando para quitar o tributo.

O imposto sobre a propriedade de veículos automotores recai para todos os proprietários de veículos terrestres motorizados, como as motos, carros, caminhões e veículos semelhantes. A cobrança geralmente é realizada junto com outras taxas, como o seguro obrigatório e o licenciamento.

Inclusive, deixar de pagar o IPVA impede que o proprietário renove o licenciamento anual de seu veículo. Essa atitude poderá acarretar em punições, como perdas de pontos na carteira e em multas. O que muita gente não sabe é que é possível obter um empréstimo na Caixa para regularizar os débitos relacionados ao imposto de seu veículo.

O que é o IPVA 2019 AL?

O IPVA AL é a sigla para Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores do estado de Alagoas, sendo cobrado por todos os Estados brasileiros e também pelo Distrito Federal. O valor é calculado tendo em base o tipo, a categoria, o ano de fabricação e o valor de mercado do veículo.

Além disso, esse valor poderá variar de Estado para Estado, já que cada unidade federativa conta com as próprias regras e leis para realizar a cobrança do tributo.

IPVA 2019 AL

O pagamento do IPVA 2019 é realizado geralmente no início do ano, pois será através da quitação do tributo  que o veículo estará liberado para transitar.

Leia também:

Metade do valor arrecado vai diretamente para os cofres do Governo de Alagoas. A outra metade é repassado para as cidades que emplacaram os veículos. E ao contrário do que muita gente pensa, o valor arrecadado através do imposto não é utilizado para a melhoria de estradas e outros assuntos de trânsito.

Consulta IPVA 2019 AL

A Secretaria de Fazenda do Estado de Alagoa, Sefaz AL, está informatizada, isso quer dizer que os motoristas terão mais facilidade em realizar a consulta do Sefaz IPVA AL entre outras informações relacionadas ao veículo. Assim, será possível acessar uma grande variedade de serviços e informações através do site da instituição.

IPVA 2019 AL

E o melhor de tudo é que não é necessário muitos recursos para realizar o acesso: basta apenas uma conexão estável com a internet e um computador ou dispositivo móvel. Confira, a seguir, as dicas que separamos para vocês:


Passo 1: A primeira coisa ser realizada é acessar o IPVA 2019 AL por meio do site do Detran através do link a seguir: apl03.sefaz.al.gov.br. E espere a página carregar completamente.


Passo 2: Quando a página carregar por completo, você poderá visualizar as informações e um formulário. Nesse formulário será necessário preencher as informações como o número do Renavam, o ano de exercício a ser consultado e a Placa do veículo. Depois de preencher tudo, clique em Consultar.


Passo 3: Em alguns instantes o sistema mostrará o valor a ser pago de IPVA de acordo com as informações inseridas no formulário. Nessa mesma página será possível imprimir a guia para realizar o pagamento.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Tabela IPVA 2019 AL

IPVA 2019 AL

O calendário de pagamento do IPVA Alagoas possui uma serventia essencial na vida dos contribuintes do Estado. Isso porque o Detran AL divulga, anualmente, a tabela com os dias correspondentes ao pagamento do tributo. As datas são estipuladas levando em consideração o número final das placas dos veículos, além da forma de pagamento escolhida pelo contribuidor.

Para pagar o IPVA AL o motorista terá duas opções, uma por cota única e a outra através do parcelamento IPVA. Ao pagar de uma única vez, o dia para o pagamento será um. Ao escolher o parcelamento em cotas distintas, os dias serão outros.

Por isso que é indicado que os motoristas sempre consultem o calendário de pagamento para poderem conferir todas as informações sobre o assunto e para não perder o dia exato para pagar o tributo de acordo com o seu veículo.

Como pagar IPVA 2019 AL?

IPVA 2019 AL

O pagamento do IPVA 2019 AL deverá ser realizado com a apresentação da guia de recolhimento. Quem possui um veículo automotor receberá a correspondência via e-mail por meio dos Correios. Mas, caso você não tenha recebido ou tenha perdido a via, não se preocupe. No site do Detran AL IPVA será possível realizar a impressão do boleto IPVA, seguindo os mesmos passos que informamos no tópico anterior.

Com a guia de pagamento do IPVA Alagoas em mãos, o motorista deverá se dirigir até uma agência do Banco do Brasil mais próxima de sua residência. Nesse momento, você terá duas opções para realizar o pagamento. Uma é através da boca do caixa. Chegue até o atendente e entre a guia de recolhimento e o valor devido.

Leia também:

A segunda forma de pagamento é por meio dos terminais de auto atendimento. Basta o motorista selecionar as opções correspondentes e realizar o pagamento ao clicar na opção.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida relacionada ao pagamento ou consulta do IPVA 2019 AL, é só deixar um comentário para que a gente possa te ajudar!

IPVA Dívida Ativa

 

Caso o contribuinte não realize o pagamento de um imposto, o órgão arrecadador terá poder para inscrever o CPF do contribuinte na dívida ativa decorridos 30 dias após a data final de vencimento do imposto.

Em relação a dívida ativa de IPVA, para que isso ocorra, o órgão arrecadador deverá informar a Procuradoria Geral do Estado, que irá emitir a Certidão de Dívida Ativa Estadual.

Só entra em caráter de dívida ativa quando o imposto não é quitado. Ela é a ferramenta que o Estado tem para acompanhar os débitos de seus contribuintes. No caso da dívida ativa de IPVA é ela que caracteriza quando um contribuinte tem um débito específico que resultou da falta de pagamento do imposto sobre o seu veículo.

Cada estado possui seu próprio calendário de pagamento, com diferentes datas atentando para o número final da placa dos veículos. As regras de pagamento do IPVA diferencia de estado para estado, uma vez que se trata de um imposto estadual, assim as regras para pagamentos, boletos IPVA não são iguais em todas as unidades federativas do Brasil.

Caso esse não seja o seu caso, procure sempre pagar o imposto do veículo em dia para não entrar na dívida ativa de IPVA e nem deixar criar uma bola de neve financeira que deixa tantos contribuintes em situações delicadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *